Parte do país deverá enfrentar fortes chuvas a partir desta sexta-feira, 21/2. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), pelo menos 2.168 cidades de todas as regiões brasileiras podem passar por temporais com níveis diferentes de severidade: amarelo ou laranja.
Em algumas localidades, haverá o risco de corte de energia, queda de galhos de árvores e alagamentos. O instituto recomenda boas práticas para evitar contratempos. Por exemplo: é aconselhado não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda.
Também vale a pena evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados diretamente à tomada. Se as rajadas de vento estiverem mais intensas do que o normal em razão da incidência de chuvas, considere desligar o quadro de energia até a situação normalizar perto de sua residência.
INMET emite alerta amarelo para vários municípios

No país, alguns estados estão sob alerta amarelo ou alaranjado de severidade. Foto: Reprodução / Pixabay
A previsão é de chuvas intensas com nível de severidade classificado como “perigo potencial” em inúmeras cidades espalhadas pelo país. Conforme o instituto, o temporal deve se estender até às 10h deste sábado, 22/2. Existe o risco de corte de energia elétrica, mas é baixo.
O volume de água pode ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos considerados intensos (40-60 km/h). No primeiro aviso, as seguintes áreas podem ser afetadas: Centro Sul Baiano, Sul Baiano, Metropolitana de Salvador e Centro Norte Baiano.
Já o segundo comunicado do tempo é mais abrangente, contemplando todas as regiões brasileiras. Confira algumas das áreas que podem ser impactadas:
- Norte Pioneiro Paranaense;
- Sudeste Paraense;
- Ocidental do Tocantins;
- Oeste Maranhense;
- Vale do Acre;
- Presidente Prudente;
- São José do Rio Preto;
- Metropolitana de Curitiba;
- Leste Maranhense;
- Centro-Norte Piauiense;
- Leste de Mato Grosso do Sul;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Campinas;
- Bauru;
- Sul/Sudoeste de Minas;
- Noroeste Cearense;
- Baixo Amazonas;
- Norte Mato-grossense;
- Leste Rondoniense;
- Sudoeste Paraense;
- Ribeirão Preto;
- Araçatuba;
- Norte de Roraima;
- Nordeste Mato-grossense;
- Noroeste Paranaense;
- Sul Maranhense;
- Centro Amazonense;
- Entre outras.
Alerta alaranjado em outras localidades
Também estão previstas chuvas mais severas, classificadas como “perigo”, em outras localidades do país. O risco de corte de energia já é mais considerável, com a possibilidade de queda de galhos de árvore, alagamentos e descargas elétricas, a depender do contexto de cada área.
Por sua vez, a chuva pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). Foram emitidos dois comunicados, com previsão que também se estende até às 10h deste sábado, 22/2. O primeiro contempla parte do Amapá, Pará e Maranhão.
Mais precisamente, as áreas do Nordeste Paraense, Marajó, Norte Maranhense, Baixo Amazonas, Oeste Maranhense, Norte do Amapá, Metropolitana de Belém, Sudeste Paraense e Sul do Amapá.
Já o segundo abrange Campinas, Piracicaba, Itapetininga, Sul/Sudoeste de Minas, Macro Metropolitana Paulista, Araraquara, Bauru, Vale do Paraíba Paulista, Metropolitana de São Paulo e Litoral Sul Paulista. Estas áreas têm mais risco de serem afetadas pelo forte temporal.