A previsão é de chuvas intensas em grande parte do país, como sinalizou o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). De acordo com as informações atualizadas, pelo menos 2.077 cidades espalhadas por todas as regiões brasileiras devem enfrentar temporais a partir desta quinta, 20/2.
O volume de água pode ficar entre 20 e 60 mm/h, dependendo da área afetada. Por sua vez, os ventos podem ter velocidade entre 40 e 100 km/h. Em todos os casos, o instituto recomenda que os cidadãos não se abriguem em árvores sob o risco de queda de galhos, por exemplo.
Também é desaconselhável usar aparelhos eletrônicos ligados diretamente à tomada. Em caso de qualquer dúvida sobre medidas de precaução, entre em contato com a Defesa Civil por meio do telefone 199 ou fale com o Corpo de Bombeiros a partir de ligações para 193.
Chuvas intensas classificadas como “perigo potencial”

Chuva foi classificada como “perigo potencial” pelo INMET. Foto: Reprodução / Pixabay
Diversos municípios do país devem passar por chuvas definidas como “perigo potencial” em seu nível de severidade. Isso quer dizer que o volume da água poderá ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos considerados intensos (40-60 km/h).
Por outro lado, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é visto como “baixo”. A previsão se estenderá até às 11h de sexta-feira, 21/2. O primeiro aviso abrange o vale do Acre, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense e Vale do Juruá.
Já o segundo comunicado abrange as áreas dos Sertões Cearenses, Oeste Potiguar, Central Potiguar, Centro-Norte Piauiense, Noroeste Cearense, Jaguaribe, Centro-Sul Cearense, Norte Cearense, Sul Cearense, Norte Piauiense, Agreste Potiguar, Sertão Paraibano, Leste Potiguar e Sudeste Piauiense.
Por fim, o terceiro aviso do INMET abrange determinadas áreas de todas as regiões brasileiras. Confira algumas delas:
- Nordeste Paraense;
- Norte Pioneiro Paranaense;
- Sudeste Paraense;
- Ocidental do Tocantins;
- Oeste Maranhense;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Sul Goiano;
- Presidente Prudente;
- São José do Rio Preto;
- Metropolitana de Curitiba;
- Marajó;
- Nordeste Mato-grossense;
- Leste de Mato Grosso do Sul;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Campinas;
- Bauru;
- Piracicaba;
- Itapetininga;
- Sul/Sudoeste de Minas;
- Norte Maranhense;
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
- Baixo Amazonas;
- Oriental do Tocantins;
- Norte Mato-grossense;
- Leste Rondoniense;
- Sudoeste Paraense;
- Entre outras.
Aviso de perigo em outros municípios
O instituto também emitiu alertas sobre fortes chuvas classificadas como “perigo”. Ou seja, risco considerável de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O volume pode ficar entre 30 e 60 mm/h, com ventos intensos (60-100 km/h).
A previsão também vale até às 11h de sexta-feira, 21/2. O primeiro comunicado contempla o Norte do Amapá e o Sul do Amapá. Já o segundo vale para o Norte Cearense, Noroeste Cearense, Metropolitana de Fortaleza, Jaguaribe, Oeste Potiguar e Norte Piauiense.