Grande parte do país deve passar por um novo período de chuvas fortes a partir desta terça-feira, 11/2, conforme destaca o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Pelo menos 4.080 municípios espalhados pelas regiões brasileiras tendem a enfrentar temporais nas próximas horas.
Em paralelo, ondas de calor continuam marcando presença em parte de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A temperatura em diversas localidades dos estados devem ficar 5ºC acima da média até esta terça, 11/2, ou quarta, 12/2, a depender dos avisos emitidos pelo INMET.
Ao mesmo tempo, também estão previstas tempestades para a região Sul, que foram classificadas como “perigo potencial”. Apesar de ventos intensos e volume considerável de chuva, o risco de queda de energia e alagamentos é relativamente baixo.
Tempestades no Centro-Oeste e Sul do país
![Chuvas e tempestades hoje](https://concursosnobrasil.com/wp-content/uploads/2024/05/alerta-de-chuvas-inmet.jpg)
Mais chuvas intensas e tempestades estão previstas em boa parte do país. Foto: Reprodução / Pixabay
Dois novos avisos sobre tempestades foram emitidos pelo instituto, que trazem “perigo potencial” como grau de severidade. A chuva pode ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h) e até mesmo possibilidade de queda de granizo.
Em contrapartida, é baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. O primeiro aviso valerá das 14h às 22h desta terça-feira, 11/2, abrangendo algumas áreas de MG, SP, GO, MT, MS, SC, PR e RS.
É o caso de Norte Pioneiro Paranaense, Serrana, Oeste Catarinense, Sul Goiano, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí, Leste de Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Campinas, Noroeste Rio-grandense, dentre outras.
Já o segundo comunicado de previsão, que valerá entre 12h de terça, 11/2, até às 10h de quarta, 12/2, afetará o Sudoeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Centro Ocidental Rio-grandense e Centro Oriental Rio-grandense.
Chuvas intensas também estão previstas
Além do mais, outros três avisos de chuvas intensas foram divulgados recentemente pelo instituto. Todos os comunicados valem até às 10h desta quarta-feira, 12/2. O primeiro foi classificado como “perigo” ao considerar a incidência de chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia.
Há o risco considerável de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Baixo Amazonas, Norte do Amapá, Marajó e Sul do Amapá são as áreas que podem ser afetadas pelo novo temporal.
O segundo, também classificado como “perigo”, abrange parte do Norte e Centro-Oeste em áreas como Ocidental do Tocantins, Centro-Sul Mato-grossense, Vale do Acre, Nordeste Mato-grossense, Leste Rondoniense, Sudoeste Amazonense, Oriental do Tocantins e assim por diante.
Por fim, o último comunicado é direcionado também para parte do Norte e Centro-Oeste, mas também vale para as demais regiões. Nesse caso, o risco de corte de energia é baixo. Chuva podem ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h).
Confira algumas das áreas que podem ser impactadas:
- Centro Goiano;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Leste Goiano;
- Nordeste Paraense;
- Norte Pioneiro Paranaense;
- Sudeste Paraense;
- Oeste Maranhense;
- Sul Goiano;
- Presidente Prudente;
- São José do Rio Preto;
- Marajó;
- Leste de Mato Grosso do Sul;
- Campinas;
- Bauru;
- Piracicaba;
- Ocidental do Tocantins;
- Sul/Sudoeste de Minas;
- Itapetininga;
- Norte Maranhense;
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
- Baixo Amazonas;
- Oriental do Tocantins;
- Norte Mato-grossense;
- Sudoeste Paraense;
- Ribeirão Preto;
- Dentre outras.