Mais tempestades e chuvas intensas estão previstas em grande parte do país. Conforme dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), 2.949 municípios espalhados por todas as regiões brasileiras devem passar por temporais a partir desta sexta, 7/2.
Destaque para o acumulado de chuva que marcará presença nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Mais precisamente, na Metropolitana de Curitiba, Itapetininga, Macro Metropolitana Paulista, Norte Catarinense, Litoral Sul Paulista e Metropolitana de São Paulo.
Essa previsão em específico já está valendo e se estenderá até às 23h59 de sábado, 8/2. A chuva poderá ficar entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia devido ao aviso de severidade classificado como “perigo”. Existe risco de alagamentos e outras ocorrências que merecem atenção.
Como são os casos de possíveis deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco. INMET recomenda que os cidadãos evitem enfrentar o mau tempo. Se possível, vale a pena desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de situação de inundação ou contexto similar, o instituto também recomenda que os afetados protejam seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Tempestade em parte do Sudeste e Sul
![Chuvas e tempestades hoje](https://concursosnobrasil.com/wp-content/uploads/2024/05/alerta-de-chuvas-inmet.jpg)
No país, alguns estados estão sob alerta de chuvas intensas ou tempestades. Foto: Reprodução / Pixabay
Com aviso classificado como perigo, as tempestades podem afetar Campinas, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Ribeirão Preto, Macro Metropolitana Paulista, Araraquara, Sul Fluminense, Bauru, Vale do Paraíba Paulista, Metropolitana de São Paulo, Itapetininga e Litoral Sul Paulista.
A previsão ficará vigente entre 12h e 21h desta sexta-feira, 7/2, que sinaliza a incidência de temporal entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há o risco considerável de corte de energia elétrica e alagamentos.
Chuvas intensas em mais municípios
Dois outros avisos foram emitidos pelo instituto e ambos valem até às 10h de sábado, 8/2. O primeiro, classificado como perigo, abrange parte do Norte e Nordeste, tendo a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h).
Dentre as áreas afetadas, podemos citar: Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Oeste Maranhense, Marajó, Norte Maranhense, Baixo Amazonas, Sudoeste Paraense, Leste Rondoniense, Centro Amazonense, Metropolitana de Belém, Norte Mato-grossense e assim por diante.
Já o segundo aviso sinalizado como “perigo potencial” contempla várias áreas de todas as regiões brasileiras, com volume de água entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Por outro lado, é baixo o risco de corte de energia elétrica.
Confira algumas das áreas que podem ser afetadas, conforme a previsão que consta no site do instituto:
- Bauru;
- Piracicaba;
- Grande Florianópolis;
- Sul/Sudoeste de Minas;
- Itapetininga;
- Norte Maranhense;
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
- Baixo Amazonas;
- Norte Mato-grossense;
- Leste Rondoniense;
- Sudoeste Paraense;
- Centro Ocidental Paranaense;
- Ribeirão Preto;
- Araçatuba;
- Norte de Roraima;
- Sudeste Mato-grossense;
- Noroeste Paranaense;
- Macro Metropolitana Paulista;
- Centro Amazonense;
- Marília;
- Dentre outras.