Vem aí tempestades e chuvas intensas em mais de 2,9 mil cidades

Em algumas áreas, há o risco de acumulado de chuva e alagamentos. Tempestade pode acontecer em parte do Sudeste e Sul. Confira previsão atualizada.

Mais tempestades e chuvas intensas estão previstas em grande parte do país. Conforme dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), 2.949 municípios espalhados por todas as regiões brasileiras devem passar por temporais a partir desta sexta, 7/2.

continua depois da publicidade

Destaque para o acumulado de chuva que marcará presença nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Mais precisamente, na Metropolitana de Curitiba, Itapetininga, Macro Metropolitana Paulista, Norte Catarinense, Litoral Sul Paulista e Metropolitana de São Paulo.

Essa previsão em específico já está valendo e se estenderá até às 23h59 de sábado, 8/2. A chuva poderá ficar entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia devido ao aviso de severidade classificado como “perigo”. Existe risco de alagamentos e outras ocorrências que merecem atenção.

Leia também

Como são os casos de possíveis deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco. INMET recomenda que os cidadãos evitem enfrentar o mau tempo. Se possível, vale a pena desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

continua depois da publicidade

Em caso de situação de inundação ou contexto similar, o instituto também recomenda que os afetados protejam seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Tempestade em parte do Sudeste e Sul

Chuvas e tempestades hoje

No país, alguns estados estão sob alerta de chuvas intensas ou tempestades. Foto: Reprodução / Pixabay

Com aviso classificado como perigo, as tempestades podem afetar Campinas, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Ribeirão Preto, Macro Metropolitana Paulista, Araraquara, Sul Fluminense, Bauru, Vale do Paraíba Paulista, Metropolitana de São Paulo, Itapetininga e Litoral Sul Paulista.

A previsão ficará vigente entre 12h e 21h desta sexta-feira, 7/2, que sinaliza a incidência de temporal entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há o risco considerável de corte de energia elétrica e alagamentos.

continua depois da publicidade

Chuvas intensas em mais municípios

Dois outros avisos foram emitidos pelo instituto e ambos valem até às 10h de sábado, 8/2. O primeiro, classificado como perigo, abrange parte do Norte e Nordeste, tendo a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia,  com ventos intensos (60-100 km/h).

Dentre as áreas afetadas, podemos citar: Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Oeste Maranhense, Marajó, Norte Maranhense, Baixo Amazonas, Sudoeste Paraense, Leste Rondoniense, Centro Amazonense, Metropolitana de Belém, Norte Mato-grossense e assim por diante.

Já o segundo aviso sinalizado como “perigo potencial” contempla várias áreas de todas as regiões brasileiras, com volume de água entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Por outro lado, é baixo o risco de corte de energia elétrica.

continua depois da publicidade

Confira algumas das áreas que podem ser afetadas, conforme a previsão que consta no site do instituto:

  • Bauru;
  • Piracicaba;
  • Grande Florianópolis;
  • Sul/Sudoeste de Minas;
  • Itapetininga;
  • Norte Maranhense;
  • Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
  • Baixo Amazonas;
  • Norte Mato-grossense;
  • Leste Rondoniense;
  • Sudoeste Paraense;
  • Centro Ocidental Paranaense;
  • Ribeirão Preto;
  • Araçatuba;
  • Norte de Roraima;
  • Sudeste Mato-grossense;
  • Noroeste Paranaense;
  • Macro Metropolitana Paulista;
  • Centro Amazonense;
  • Marília;
  • Dentre outras.
Leia também

Concursos em sua
cidade