Saíram as novas previsões do tempo no site do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que valem a partir desta quinta-feira, 23/1. Chuvas intensas ou até mesmo tempestades podem impactar 3.936 municípios que estão espalhados por todas as regiões brasileiras.
Os avisos foram classificados como “perigo potencial” ou “perigo”, a depender da localidade. Além do mais, o volume da água pode ficar entre 20 e 60 mm/h, com a incidência de ventos intensos que podem ter velocidade de até 100 km/h), conforme sinalizou o instituto.
Algumas áreas, inclusive, podem presenciar o fenômeno de “queda de granizo” e, portanto, é importante tomar algumas precauções para evitar acidentes. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Vale ressaltar que, além da previsão de fortes chuvas, o INMET também divulgou um aviso de ondas de calor que podem afetar parte do Rio Grande do Sul. O comunicado vale até às 18h desta quinta, 23/1, e prevê temperatura de 5ºC acima da média em áreas específicas.
São elas: Centro Ocidental Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense e Sudeste Rio-grandense. Lista de municípios pode ser consultada no site do instituto.
🌧️ Chuvas intensas em 864 municípios
Com aviso valendo até às 10h de sexta-feira, 24/1, as fortes chuvas podem impactar 864 municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, mas grau de severidade classificado como “perigo potencial”. Ou seja, volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Já os ventos intensos podem ter velocidade de 40 a 60 km/h). Existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, apesar de relativamente baixo. Mais informações podem ser consultadas no comunicado oficial.
Áreas como Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Ocidental do Tocantins, Oeste Maranhense, Centro-Sul Mato-grossense, Leste Maranhense, Marajó, Centro-Norte Piauiense, Sertões Cearenses, Sudeste Piauiense, Norte Maranhense podem ser afetadas.
🌧️ Tempestades em outros 3.072 municípios
O INMET também alertou sobre o risco de tempestade em outros 3.072 municípios do Centro-Oeste, Sudeste, Sul e parte de Tocantins. Valendo até às 23h59 de hoje, 23/1, o primeiro comunicado traz o alerta de “perigo” com chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.
Ventos intensos podem ser de até 100 km/h, com a possibilidade de queda de granizo. Há, inclusive, o risco considerável de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Confira as áreas que podem ser impactadas:
- Centro Goiano;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Leste Goiano;
- Sul Goiano;
- Campinas;
- Oeste de Minas;
- Sul/Sudoeste de Minas;
- Zona da Mata;
- Campo das Vertentes;
- Ribeirão Preto;
- Norte Goiano;
- Ocidental do Tocantins;
- Vale do Paraíba Paulista;
- Nordeste Mato-grossense;
- Noroeste Goiano;
- Central Mineira;
- Centro Fluminense;
- Sul Fluminense;
- Macro Metropolitana Paulista;
- Metropolitana de Belo Horizonte;
- São José do Rio Preto;
- Noroeste de Minas;
- Metropolitana do Rio de Janeiro.
Já o segundo comunicado tem grau de severidade classificado como “perigo potencial” e vale até às 10h de sexta-feira, 24/1. Com risco de queda de granizo, as chuva podem ter volume de água entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h).
Por outro lado, é baixo o risco de corte de energia, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Oeste Paranaense, Vale do Rio Doce, Noroeste Fluminense, Sudeste Paranaense e Vale do Paraíba Paulista são algumas das áreas que podem ser afetadas.
O mesmo vale para Noroeste Goiano, Centro Oriental Paranaense, Centro Fluminense, Noroeste de Minas, Metropolitana de São Paulo, Assis, Centro-Sul Mato-grossense, Litoral Sul Paulista, Norte Catarinense, Centro-Sul Paranaense, Norte de Minas e Distrito Federal.
Lista completa está disponível no site do INMET.