Nova previsão do tempo emitida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) informa que haverá a incidência de fortes chuvas em 3.770 municípios espalhados por todas as regiões brasileiras. Os comunicados recentes valem a partir desta quarta-feira, 22/1.
Além dos temporais com alertas diferentes de severidade, inúmeras cidades do Centro-Oeste, Sudeste e Sul podem presenciar o fenômeno de queda de granizo. Há, inclusive, o risco baixo ou moderado de corte de energia elétrica e alagamentos em determinadas localidades.
Em caso de rajadas de vento, o instituto orienta que os motoristas não estacionem seus veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos ligados diretamente à tomada e, se for possível, desligar o quadro de energia.
Chuvas intensas em 1.043 cidades
De acordo com o INMET, existe o risco de chuvas intensas em 1.043 cidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O primeiro aviso, classificado como “perigo potencial”, informa sobre a incidência de temporal com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Já os ventos podem ter velocidade de 40-60 km/h), com baixo risco de corte de energia elétrica e alagamentos. Áreas como Sul Cearense, Sudeste Paraense, Ocidental do Tocantins, Norte Cearense, Noroeste Cearense, Sudeste Piauiense e Vale do Acre podem ser afetadas.
Esse aviso valerá até às 10h desta quinta-feira, 23/1. Já o segundo comunicado, com alerta de “perigo”, ressalta a incidência de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia em outras áreas do país, com ventos intensos (60-100 km/h) e risco maior de corte de energia elétrica.
As áreas que podem ser impactadas são as seguintes: Baixo Amazonas, Sudoeste Paraense, Centro Amazonense, Norte do Amapá e Sul do Amapá. A previsão que consta no segundo comunicado vale a partir das 13h desta quarta, 22/1, se estendendo até 10h de quinta, 23/1.
Tempestades em outros 2.727 municípios
Também foram divulgados outros alertas pelo INMET, mas voltados para a previsão de tempestade com graus diferentes de severidade. O primeiro aviso foi classificado como “perigo” e vale a partir das 13h desta quarta, 22/1, se estendendo até 23h59 de quinta, 23/1.
Chuva pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h) e possibilidade de queda de granizo. Também há o risco mais considerável de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Áreas que podem ser afetadas: Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Central Mineira, Zona da Mata, Sul Goiano, Nordeste Mato-grossense, Oeste de Minas, Sul Espírito-santense, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte, entre outras.
Por fim, o segundo aviso foi definido como “perigo potencial” e começa a contar a partir das 12h desta quarta, 22/1, mas se estendendo até às 10h de quinta, 23/1. Chuva com volume previsto entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h).
Também há a possibilidade de queda de granizo, mesmo que seja baixo o risco de corte de energia elétrica e alagamentos. Veja algumas das áreas que podem impactadas:
- Ocidental do Tocantins;
- Norte Central Paranaense;
- Sudoeste de Mato Grosso do Sul;
- Araraquara;
- Pantanais Sul Mato-grossense;
- Vale do Paraíba Paulista;
- Noroeste Fluminense;
- Noroeste Goiano;
- Centro Oriental Paranaense;
- Centro Ocidental Paranaense;
- Centro Fluminense;
- Noroeste de Minas;
- Metropolitana de São Paulo;
- Assis;
- Entre outras.