As previsões de temporais continuam em inúmeras localidades do país, segundo novos avisos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A partir desta segunda, 20/1, 4.110 municípios brasileiros podem passar por chuvas intensas ou tempestades.
É possível, inclusive, que o fenômeno de queda de granizo seja sentido no Nordeste Mato-grossense, Sudeste Mato-grossense, Ocidental do Tocantins, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Sul Goiano, Centro-Sul Mato-grossense, Norte Mato-grossense e Centro Goiano.
A depender da localidade, as chuvas podem ter volume de água entre 20 e 60 mm/h, com ventos intensos de até 100 km/h. Em situações do tipo, o instituto recomenda que os cidadãos não se abriguem embaixo de árvores nem liguem aparelhos diretamente na tomada.
Chuvas intensas em milhares de cidades
Dentre os municípios que devem passar por novos temporais, 3.481 tendem a sofrer chuvas intensas em graus diferentes de severidade. A previsão valerá até às 10h de terça-feira, 21/1, conforme sinalizou o INMET. O primeiro e o segundo aviso foram categorizados como “perigo potencial”.
Nesses casos, as chuvas podem ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). É baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Confira algumas das áreas que podem ser afetadas:
- Nordeste Paraense;
- Sul Cearense;
- Vale São-Franciscano da Bahia;
- Norte Pioneiro Paranaense;
- Sudeste Paraense;
- Ocidental do Tocantins;
- Oeste Maranhense;
- Norte Cearense;
- Noroeste Cearense;
- Central Potiguar;
- Sudeste Piauiense;
- Sertões Cearenses;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Centro Goiano;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Leste Goiano;
- Central Mineira;
- Zona da Mata;
- Sul Goiano;
- Nordeste Mato-grossense;
- Campinas;
- Oeste de Minas;
- Sul/Sudoeste de Minas;
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
- Sul Espírito-santense;
- Central Espírito-santense;
- Dentre outras.
O terceiro aviso, por sua vez, foi sinalizado como “perigo”. Chuvas podem ter volume um pouco maior, ou seja, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Já o risco de queda de energia é mais considerável em comparação com os outros avisos emitidos pelo instituto.
Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Pantanais Sul Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul, Norte Central Paranaense, Centro Oriental Paranaense e outras áreas podem ser afetadas.
Tempestades no Norte e Centro-Oeste
Ao todo, 109 cidades das regiões Norte e Centro-Oeste devem passar por tempestades com possível queda de granizo até às 23h59 desta segunda, 20/1. No entanto, o grau de severidade foi classificado como “perigo potencial”, com chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Parte de Tocantins, Mato Grosso e Goiás devem ser afetadas, conforme aviso do instituto.
Fortes chuvas no Sul
Ademais, também foi informação a previsão de chuvas intensas em parte da Região Sul, totalizando 520 municípios que podem ser afetados. No primeiro aviso, classificado como perigo potencial, o temporal pode ter volume de água entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Não há risco considerável de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Áreas como Serrana, Grande Florianópolis, Metropolitana de Porto Alegre, Sudoeste Paranaense e Nordeste Rio-grandense podem ser impactadas até às 23h59 desta segunda, 20/1.
O segundo comunicado, que vale até às 10h de terça, 21/1, também segue a mesma previsão de volume de água e grau de severidade, com a possibilidade de incidência Arroio Grande – RS, Chuí – RS, Herval – RS, Jaguarão – RS, Pedras Altas – RS, Pedro Osório – RS, Rio Grande – RS e Santa Vitória do Palmar – RS.