O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou nova previsão do tempo, que vale a partir desta quarta-feira, 15/1. É possível que ocorram chuvas classificadas como “potencial perigo” ou “perigo” em 4.996 municípios de todas as regiões brasileiras, sem exceção.
Em parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, inclusive, existe o risco de queda de granizo. Se houver incidência de rajadas de vento, independentemente da localidade, é necessário adotar algumas práticas para precaver acidentes ou algo neste sentido.
É recomendado, por exemplo, evitar o uso de aparelhos ligados diretamente à tomada. O instituto também solicita que os cidadãos evitem se abrigar debaixo de árvores. Veículos não devem ser estacionados em locais próximos de torres de transmissão e placas de propaganda.
Chuvas intensas com graus diferentes de severidade
Do total de municípios que podem ser atingidos pelo temporal, 4.452 tendem a passar por chuvas intensas, com previsão válida até às 10h de quinta, 16/1. De acordo com o primeiro aviso, as seguintes áreas podem ser afetadas com chuvas classificadas como “perigo potencial”:
- Centro Goiano;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Leste Goiano;
- Central Mineira;
- Sul Cearense;
- Centro Sul Baiano;
- Vale São-Franciscano da Bahia;
- Sudeste Paraense;
- Ocidental do Tocantins;
- Zona da Mata;
- Oeste Maranhense;
- Nordeste Baiano;
- Nordeste Paraense;
- Norte Cearense;
- Noroeste Cearense;
- Sudeste Piauiense;
- Sertões Cearenses;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Vale do Acre;
- Sul Goiano;
- Oeste Potiguar;
- Vale do Rio Doce;
- Sertão Pernambucano;
- Leste Maranhense;
- São Francisco Pernambucano;
- Centro-Norte Piauiense;
- Nordeste Mato-grossense;
- Sertão Paraibano;
- Sertão Alagoano;
- Leste de Mato Grosso do Sul;
- Noroeste Espírito-santense;
- Centro Norte Baiano;
- Oeste de Minas;
- Vale do Mucuri;
- Entre outras, que podem ser conferidas na íntegra pelo site do INMET.
O volume da água pode ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos considerados como intensos (40-60 km/h). No entanto, é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já o segundo aviso de chuvas intensas foi definida com grau de “perigo” e contempla áreas como Sul/Sudoeste de Minas, Ribeirão Preto, Sudeste Mato-grossense, Norte Goiano, Sul Maranhense, Jaguaribe, Metropolitana de Belo Horizonte, Metropolitana de Salvador, etc.
Nesse caso, a chuva poderá ter volume entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos ainda mais intensos (60-100 km/h).
Tempestade na Região Sul
Além do mais, o INMET trouxe um alerta de possível tempestade para 544 cidades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A nova previsão vale a partir das 14h desta quarta, 15/1, se estendendo até às 22h do mesmo dia. Existe o risco de queda de granizo, inclusive.
No entanto, a chuva tende a ficar 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com possíveis ventos intensos (40-60 km/h). Áreas como Oeste Catarinense, Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre podem ser afetadas.
Além disso, o Nordeste Rio-grandense, Serrana, Centro Oriental Rio-grandense, Sudoeste Paranaense, Centro-Sul Paranaense e Sudeste Paranaense também foram incluídas no mesmo comunicado sobre a tempestade. O temporal foi definido como “perigo potencial”.