ProUni 2025: MEC anuncia calendário para o primeiro semestre

Os calendários do Prouni e do Fies foram divulgados durante um evento em Brasília, que abordou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2024.

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou o calendário do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o primeiro semestre. O programa oferece bolsas de estudo em universidades privadas do Brasil.

continua depois da publicidade

Conforme o ministro, as inscrições estão previstas para ocorrer no final de janeiro, com a primeira chamada agendada para 26 de fevereiro. As datas ainda não são oficiais, pois o edital não foi publicado.

O cronograma preliminar foi informado durante um evento em Brasília que abordou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, divulgados na última segunda-feira (13/1).

Leia também

Qual é o calendário do ProUni para o primeiro semestre de 2025?

De acordo com Camilo Santana, as inscrições para o ProUni estarão abertas de 24 a 28 de janeiro, com a primeira chamada em 26 de fevereiro e a segunda chamada em 26 de março. A manifestação de interesse na lista de espera poderá ser feita nos dias 26 e 27 de março.

continua depois da publicidade

O Programa Universidade Para Todos oferece bolsas de estudo integrais e parciais (cobrindo 50% do valor da mensalidade) para cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior.

Quem pode participar do ProUni?

Para se inscrever no ProUni, os candidatos precisam ter participado de pelo menos uma das duas edições mais recentes do Enem, realizadas antes do processo seletivo.

É necessário atingir uma média mínima de 450 pontos nas cinco provas do exame, além de não ter zerado a redação. Vale lembrar que o candidato não pode ter realizado o exame na condição de treineiro.

Os estudantes pré-selecionados devem comprovar renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo para obter a bolsa integral ou de até 3 salários mínimos para a bolsa parcial.

continua depois da publicidade

Além disso, devem cumprir uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública; ter sido bolsista integral em escola privada; ou ser pessoa com deficiência.

Professores da rede pública também podem se inscrever para cursos de licenciatura e pedagogia, sem necessidade de comprovar limite de renda.

Quando abrem as inscrições para Fies e Sisu 2025?

Ainda segundo o ministro da Educação, para o Fies, as inscrições devem acontecer entre 4 e 7 de fevereiro, com o resultado esperado para o dia 18 do mesmo mês. Lembrando novamente que essas datas ainda precisam ser oficializadas em edital.

Já o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), por outro lado, já teve o edital publicado: as inscrições começarão na próxima sexta-feira, dia 17/1, terminando em 21 do mesmo mês.

continua depois da publicidade

Já a chamada regular está programada para o dia 26/1. Por fim, as matrículas estarão abertas de 27 a 31/1, sendo que a manifestação de interesse para a lista de espera poderá ser feita entre 26 e 31/1.

Para participar do SiSU, é necessário ter realizado o Enem e não ter obtido nota zero na redação. Além do ProUni, Fies e Sisu, a nota do Enem também pode ser utilizada para ingressar em diversas universidades portuguesas conveniadas com o MEC.

Leia também

Concursos em sua
cidade