As chuvas intensas não param de marcar presença em diversas localidades do país. Nesta segunda-feira, 13/1, o Instituto Nacional de Meteorologia divulgou uma previsão atualizada do tempo, que informa sobre a possibilidade de temporais em 4.961 cidades brasileiras.
Com exceção do Sul, todas as regiões podem enfrentar ventos intensos de 40 a 100 km/h. O volume da água tende a variar entre 20 e 60 mm/h, a depender de cada área afetada. Os novos comunicados do INMET sobre o tempo valem até às 10h desta terça-feira, 14/1.
O sistema é atualizado constantemente e todas as informações podem ser consultadas na internet, que são baseadas no “Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos para o Sul da América do Sul”. Um dos comunicados foi classificado como “perigo”, inclusive.
Em caso de rajadas de vento, não fique embaixo de árvores para evitar acidentes. O instituto também recomenda que os cidadãos não estacionem veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. É preciso evitar o uso de aparelhos ligados à tomada.
1º aviso: chuvas intensas classificadas como “perigo”
Ao todo, 1.550 cidades das regiões Norte, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste devem passar por chuvas fortes, que foram classificadas como “perigo”. Ou seja, existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A chuva pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com a possível incidência de ventos intensos (60-100 km/h).
Áreas como a Central Mineira, Sul Cearense, Centro Sul Baiano, Vale São-Franciscano da Bahia, Sudeste Paraense, Ocidental do Tocantins, Oeste Maranhense, Nordeste Baiano, Sudeste Piauiense, Sertões Cearenses, Vale do Rio Doce podem ser afetadas pelo temporal.
São Francisco Pernambucano, Centro-Norte Piauiense, Nordeste Mato-grossense, Sertão Alagoano, Centro Norte Baiano, Oeste Potiguar, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Sertão Paraibano, Leste Maranhense, Sul Baiano também foram sinalizadas na previsão do tempo.
A lista completa com as áreas e municípios pode ser conferida no site do instituto.
2º aviso: temporal classificado como “perigo potencial”
Já o segundo aviso contempla, por si só, 3.411 cidades de todas as regiões do país, exceto a Sul. As chuvas foram classificadas como “perigo potencial e, portanto, existe o baixo risco de corte de energia e alagamentos, por exemplo. Ventos pode ficar entre 40 e 60 km/h.
Além disso, o volume da água poderá ficar na faixa de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Confira algumas áreas que tendem a ser afetadas:
- Centro Goiano;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Leste Goiano;
- Central Mineira;
- Nordeste Paraense;
- Sul Cearense;
- Centro Sul Baiano;
- Vale São-Franciscano da Bahia;
- Sudeste Paraense;
- Zona da Mata;
- Metropolitana de Recife;
- Ocidental do Tocantins;
- Oeste Maranhense;
- Nordeste Baiano;
- Norte Cearense;
- Noroeste Cearense;
- Central Potiguar;
- Sudeste Piauiense;
- Sertões Cearenses;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Vale do Acre;
- Sul Goiano;
- Oeste Potiguar;
- Vale do Rio Doce;
- Sertão Pernambucano;
- Central Espírito-santense;
- Leste Maranhense;
- São Francisco Pernambucano;
- Marajó;
- Agreste Pernambucano;
- Centro-Norte Piauiense;
- Nordeste Mato-grossense;
- Sertão Paraibano;
- Dentre outras, conforme aviso emitido pelo INMET.