O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), anunciou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 nesta segunda-feira (13/1).
O Enem 2024 ocorreu nos dias 3 e 10 de novembro, abrangendo um total de 180 questões nas áreas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.
Além disso, a redação teve como tema: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Como acessar o resultado do Enem 2024?
Para consultar suas notas individuais do Enem 2024, siga este passo a passo:
- Acesse o site oficial do Inep;
- Clique em “Página do Participante” e insira seu CPF e a senha que você cadastrou durante a inscrição no exame. Se precisar, você pode recuperar a senha na mesma página;
- Após o login, localize a opção “Resultados”, onde estarão detalhadas suas pontuações em cada prova;
- No resultado individual, você poderá conferir suas notas nas diferentes áreas de conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação, com a nota da redação variando de 0 a 100.
Gabarito e espelho da redação
Após a divulgação das notas, o MEC tem um período de 60 dias para disponibilizar o acesso ao “espelho da redação”, ou seja, a versão digitalizada e comentada do texto do participante, que pode ser usado para fins pedagógicos.
Já os gabaritos oficiais, com as respostas comentadas do exame, foram divulgados no dia 14 de novembro do ano passado, portanto, já estão acessíveis na Página do Participante.
Como usar as notas do Enem?
Os resultados do Enem podem ser utilizados em diversos programas que facilitam o acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e também para ingressar em universidades portuguesas conveniadas.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada é uma das principais formas de ingresso em universidades públicas no Brasil.
Os candidatos que fizeram o Enem 2024 e não zeraram a redação, podem se inscrever, escolhendo até duas opções de curso. Se não forem selecionados na chamada regular, podem entrar na lista de espera.
Prouni
O Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo em instituições privadas para participantes do Enem. Para se inscrever, é necessário ter uma média mínima de 450 pontos no Enem e não zerar a redação.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil financia cursos superiores em instituições privadas.
Estudantes que fizeram o Enem 2024 ou edições anteriores desde 2010, com pelo menos 450 pontos e redação não zerada, podem se inscrever, desde que comprovem renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
Universidades de Portugal
O Enem também facilita o ingresso de estudantes brasileiros em determinadas universidades portuguesas através de convênios com o Inep. Os acordos permitem que as notas do exame sejam utilizadas para a inscrição nessas instituições.