Conforme nova previsão do tempo divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), 3.633 cidades espalhadas por todas as regiões brasileiras devem passar por fortes temporais a partir desta sexta-feira, 10/1. Há o risco de tempestade, inclusive, nos estados do Sul.
A depender da localidade, as chuvas podem passar de 100 mm/dia, considerando o volume da água, com risco de corte de energia, alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores. Em caso de rajadas de vento, os cuidados devem ser redobrados.
O instituto aconselha que os cidadãos das áreas afetadas não se abriguem debaixo de árvores, tampouco estacionem veículos perto de placas de propaganda e torres de transmissão. No geral, também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada de casa.
Tempestade no Sul e queda de granizo
Conforme aviso emitido pelo instituto, 595 cidades do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina podem enfrentar tempestades até às 23h59 desta sexta-feira, 10/1. Chuvas podem ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40-60 km/h) e queda de granizo.
Não há risco considerável de corte de energia elétrica nem alagamentos. Área como Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Metropolitana de Curitiba, Grande Florianópolis, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Paranaense podem ser afetadas.
Chuvas intensas classificadas como “perigo” em 1.279 cidades
Além do mais, o INMET também informou a possibilidade de chuvas intensas em diversos municípios do Norte, Sudeste, Centro-Oeste e Sudeste. Volume da chuva pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos consideravelmente intensos (60-100 km/h).
Um dos avisos vale até às 10h de sábado, 11/1, e contempla áreas como Ocidental do Tocantins, Oeste Maranhense, Sudeste Paraense, Sudoeste Piauiense, Vale São-Franciscano da Bahia, Madeira-Guaporé, Centro Goiano, Vale do Rio Doce, Centro Sul Baiano, dentre outras.
Já o segundo ficará vigente até às 10h de domingo, 12/1, com o potencial de afetar as áreas de Centro Sul Baiano, Centro-Norte Piauiense, Norte de Minas, Sertões Cearenses, Sul Baiano, Jequitinhonha, Metropolitana de Salvador, Extremo Oeste Baiano e assim por diante.
“Perigo potencial” com chuvas em outros 1.759 municípios
Outras áreas do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste também devem passar por temporais, mas com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos com 40-60 km/h. É baixo o risco de corte de energia, queda de galhos, alagamentos e de descargas elétricas.
A previsão do tempo, conforme o primeiro e o segundo aviso, valerá até às 10h de sábado, 11/1, contemplando algumas das seguintes áreas:
- Nordeste Paraense;
- Sul Cearense;
- Nordeste Baiano;
- Norte Cearense;
- Noroeste Cearense;
- Central Potiguar;
- Sertões Cearenses;
- Vale do Acre;
- Oeste Potiguar;
- Sertão Pernambucano;
- Leste Maranhense;
- Marajó;
- Sertão Paraibano;
- Sertão Alagoano;
- Agreste Pernambucano;
- Norte Maranhense;
- Baixo Amazonas;
- Leste Rondoniense;
- Jaguaribe;
- Centro Amazonense;
- Borborema;
- Leste Sergipano;
- Leste Alagoano;
- Metropolitana de Belém;
- Centro-Sul Cearense;
- Norte Mato-grossense;
- Metropolitana de Fortaleza;
- Centro Goiano;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Noroeste Espírito-santense;
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
- Sudeste Mato-grossense;
- Metropolitana de Belo Horizonte;
- Jequitinhonha;
- Pantanais Sul Mato-grossense;
- Vale do Mucuri;
- Norte de Minas;
- Distrito Federal;
- Zona da Mata.