Concurso MPU 2025: confira faixa salarial de quem for convocado

Concurso MPU 2025 oferece altas remunerações e vai convocar os candidatos que forem aprovados em todas as etapas.

O edital do Ministério Público da União, que prevê abertura de 152 vagas imediatas, terá suas inscrições abertas entre 13 de janeiro e 17 de fevereiro. Interessados no concurso MPU 2025 poderão se inscrever a cargos de níveis médio, técnico e superior, contando com faixa salarial atrativa.

continua depois da publicidade

Para conseguir a aprovação no certame, os candidatos passarão por diferentes etapas de classificação, sendo apenas a prova objetiva comum a todos. Essa será composta por 80 questões de múltipla escolha, abordando assuntos como Língua Portuguesa, Sustentabilidade, Direitos Humanos e outros.

Haverá também uma prova discursiva no formato de redação dissertativa-argumentativa para todos os cargos, com exceção da especialidade de Técnico – Polícia Institucional. Essa função contará com etapas de teste de aptidão física, avaliação médica e programa de formação profissional.

Leia também

📝 Quais são as especialidades oferecidas?

Antes de mais nada, é importante saber qual é a oferta da vez. O concurso MPU 2025 oferece dois cargos principais. O primeiro é de Técnico do Ministério Público da União, dividido em três especialidades: Administração e Polícia Institucional, que requerem nível médio, e Técnico em Enfermagem, para nível técnico.

continua depois da publicidade

Já o segundo cargo é de Analista do Ministério Público da União, voltado para profissionais com formação de nível superior. Ao todo, o certame abre oportunidades específicas para 32 áreas de atuação / graduação. Entre elas, estão Biblioteconomia, Comunicação Social, Direito, Medicina, Engenharias, Contabilidade, Arquitetura e outras.

💰 Faixa salarial do concurso MPU 2025

O edital informa que os contratados para o cargo de Técnico do Ministério Público da União, que requer nível médio ou técnico, contarão com remuneração de R$ 8.529,65 mensais. Já os convocados de nível superior para as funções de Analista do Ministério Público da União receberão R$ 13.994,78 por mês.

De acordo com o documento, esses valores são referentes a jornadas de 40 horas semanais de trabalho. Além disso, está informado que essas são as quantias iniciais para os respectivos postos de atuação. Ou seja, os pagamentos podem aumentar posteriormente.

continua depois da publicidade

Isso porque o MPU oferece progressão de carreira baseada no tempo de serviço dentro do órgão e também no desempenho do servidor. A política institucional do Ministério, define a qualificação profissional (graduações e pós-graduações) como critério para o aumento da faixa salarial.

📆 Cronograma do concurso MPU – principais datas

A convocação dos aprovados no concurso MPU 2025 deve acontecer após a homologação dos resultados finais. Esses ficarão válidos pelo período de dois anos, em caráter prorrogável. Entretanto, antes de pensar na data da nomeação, é importante focar nas etapas do certame e como elas estão no cronograma. Veja só:

  • Inscrição: das 16h do dia 13 de janeiro até as 16 do dia 27 de fevereiro;
  • Isenção de taxa: do dia 13 ao dia 15 de janeiro;
  • Provas objetiva e discursiva: dia 04 de maio.

As outras fases de classificação, bem como a divulgação dos resultados ainda terão as datas disponibilizadas. Isso porque esses eventos dependem do andamento daqueles que já estão previstos.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade