O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) trouxe novas previsões em grande parte do país, com chuvas intensas que podem afetar as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Conforme os avisos, 4.153 municípios devem enfrentar temporais a partir desta quinta, 9/1.
As previsões anunciadas se estendem até às 10h do dia seguinte, 10/1. Em algumas localidades, há o risco considerável de corte de energia, além de alagamentos, quedas de galhos de árvores e descargas elétricas. Chuvas podem chegar a 100 mm/dia, a depender das áreas afetadas.
É recomendado desligar aparelhos eletrônicos e quadro geral de energia em caso de rajadas de vento. O instituto também orienta que os cidadãos não se abriguem embaixo de árvores nem estacionem veículos em torres de transmissão – ou até mesmo placas de propaganda.
Chuvas intensas classificadas como “perigo potencial”
Dentre os municípios que podem ser afetados pelos temporais, 2.791 tendem a passar por chuvas intensas que foram classificadas como “perigo potencial”. Ou seja, existe o risco de corte de energia e alagamentos, mas é relativamente baixo, conforme informa o INMET.
A chuva pode ter entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, considerando o volume da água, além de ventos considerados como intensos (40-60 km/h). Confira algumas das áreas que podem ser impactadas:
- Centro Goiano;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Central Mineira;
- Nordeste Paraense;
- Sul Cearense;
- Centro Sul Baiano;
- Vale São-Franciscano da Bahia;
- Sudeste Paraense;
- Zona da Mata;
- Ocidental do Tocantins;
- Oeste Maranhense;
- Sudeste Piauiense;
- Sertões Cearenses;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Vale do Acre;
- Sul Goiano;
- Vale do Rio Doce;
- Central Espírito-santense;
- Norte do Amapá;
- Sudoeste Amazonense;
- Centro Norte Baiano;
- Norte Maranhense;
- Metropolitana de Belém;
- Norte Piauiense;
- Distrito Federal;
- Madeira-Guaporé;
- Metropolitana do Rio de Janeiro;
- Norte Fluminense;
- Nordeste Baiano;
- São José do Rio Preto;
- Noroeste Cearense;
- Vale do Juruá;
- Sul do Amapá;
- Jaguaribe;
- Norte Amazonense.
Lista completa está disponível no site do instituto.
Alerta de perigo em outras áreas
O INMET também informou que existe o risco de chuvas com grau de severidade classificado como “perigo”. Ou seja, risco considerável de corte de energia, quedas de galhos, alagamentos e assim por diante. Chuvas podem ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.
Já os ventos podem alcançar velocidade de 60-100 km/h. No primeiro aviso, foram citadas áreas como Sudeste Paraense, Ocidental do Tocantins, Oeste Maranhense, Sudeste Piauiense, Centro Maranhense, Leste Maranhense, Nordeste Mato-grossense, etc.
Por sua vez, o segundo abrange o Leste Goiano, Zona da Mata, Centro-Sul Mato-grossense, Vale do Rio Doce, Central Espírito-santense, Nordeste Mato-grossense, Noroeste Espírito-santense, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Sul Espírito-santense, Jequitinhonha, Norte Goiano, Metropolitana de Belo Horizonte, Centro Goiano, Extremo Oeste Baiano, Litoral Norte Espírito-santense, dentre outras áreas.
Em paralelo, o terceiro comunicado informa que o temporal poderá acontecer na Central Espírito-santense, Vale do Rio Doce, Noroeste Espírito-santense, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Jequitinhonha, Litoral Norte Espírito-santense, Noroeste de Minas e assim por diante.