Boas notícias para 2025: ano terá 5 feriados prolongados; veja o calendário

Em 2025, os trabalhadores brasileiros podem se preparar para aproveitar cinco feriados nacionais prolongados, além das folgas estaduais e municipais.

Os trabalhadores de todo o Brasil já estão contando os dias para 2025, um ano que promete ser marcado por vários feriados nacionais prolongados.

continua depois da publicidade

Com um total de cinco datas que podem proporcionar as famosas “emendas”, o calendário traz uma expectativa de mais momentos de descanso e lazer, diferente do que ocorreu neste ano.

Em 2024, houve poucas chances de desfrutar dos “feriadões”, pois a maioria das datas comemorativas ocorreu em dias como quarta-feira, sábado e domingo.

Leia também

Lembrando que os prolongados dizem respeito às folgas que caem “coladas” ou próximas aos finais de semana, como é o caso da segunda, terça, quinta e sexta.

continua depois da publicidade

A “emenda” não é um direito regulamentado aos trabalhadores; na verdade, é tão somente a possibilidade de emendar a folga pela proximidade com o final de semana.

No caso de cair numa terça-feira, por exemplo, cabe ao empregador ou órgão público decidir se haverá ou não dispensa na segunda-feira. O mesmo vale para quando cai na quinta. A dispensa de trabalho na sexta fica a critério da empresa ou órgão.

Calendário de feriados nacionais e pontos facultativos em 2025

Confira abaixo o calendário completo de feriados nacionais e pontos facultativos no próximo ano:

1/1 (quarta-feira) – Ano Novo 2025 – Confraternização Universal (feriado nacional).

3/3 (segunda-feira) – Carnaval 2025 (ponto facultativo).

4/3 (terça-feira) – Carnaval 2025 (ponto facultativo).

5/3 (quarta-feira) – Carnaval 2025 (ponto facultativo).

continua depois da publicidade

18/4 (sexta-feira) – Sexta-feira Santa (feriado nacional).

20/4 (domingo) – Páscoa (feriado nacional).

21/4 (segunda-feira) – Tiradentes (feriado nacional).

1/5 (quinta-feira) – Dia do Trabalhador (feriado nacional).

19/6 (quinta-feira) – Corpus Christi 2025 (ponto facultativo).

7/9 (domingo) – Independência do Brasil (feriado nacional).

12/10 (domingo) – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional).

2/11 (domingo) – Finados (feriado nacional).

15/11 (sábado) – Proclamação da República (feriado nacional).

20/11 (quinta-feira) – Dia de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional).

24/12 (quarta-feira) – Véspera de Natal (ponto facultativo após 14h).

25/12 (quinta-feira) – Natal (feriado nacional).

31/12 (quarta-feira) – Véspera do Ano Novo 2026 (ponto facultativo após 14h) e o dia 1º de janeiro de 2026 cai em uma quinta-feira, começando o novo ano com possibilidade de emenda na sexta-feira (02/01/2026).

continua depois da publicidade

E os prolongados?

Portanto, os feriados nacionais prolongados em 2025 serão:
Sexta-feira Santa (18/4), Tiradentes (21/4), Dia do Trabalhador (1º/5), Dia da Consciência Negra (20/11) e Natal (25/12).

Por fim, vale lembrar que além dos feriados nacionais, há também os feriados municipais e estaduais que podem render mais dias de folga e descanso.

Como saber a diferença entre feriados nacionais e pontos facultativos?

Os feriados nacionais são datas comemorativas previstas na lei e observadas em todo o território nacional. Eles geralmente celebram eventos históricos, culturais ou religiosos de grande importância para o país, como o Dia da Independência ou o Natal.

Nessas ocasiões, a maioria das instituições públicas e privadas fecha suas portas, proporcionando um dia de descanso para os trabalhadores. Os pontos facultativos, por outro lado, são datas em que a suspensão das atividades é opcional.

continua depois da publicidade

O governo pode sugerir que certos dias sejam pontos facultativos, permitindo que cada órgão público ou empresa privada decida se irá ou não conceder esse a folga para seus funcionários.

Esses dias são geralmente associados a celebrações religiosas ou eventos que não têm o mesmo peso de um feriado nacional.

Datas como o Carnaval e a Quarta-feira de Cinzas são frequentemente considerados pontos facultativos, proporcionando certa flexibilidade nos calendários das organizações.

Contudo, é sempre recomendado verificar as políticas da empresa sobre essas datas com antecedência.

Leia também

Concursos em sua
cidade