Os proprietários de veículos registrados no Estado de São Paulo já podem consultar o calendário de pagamento do IPVA 2025.
O decreto 69.152/2024, publicado na última sexta-feira (13/12) no Diário Oficial do Estado, estabelece as datas para o pagamento do imposto e o percentual de desconto para quem optar pelo pagamento em cota única antecipada.
Segundo o calendário divulgado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), os contribuintes têm três opções:
- Pagar o imposto em cota única com 3% de desconto;
- Realizar o pagamento integral sem desconto; ou
- Parcelar o valor em até cinco vezes, conforme o final da placa do veículo.
Calendário do IPVA 2025 para o estado de São Paulo
Para facilitar, a Sefaz-SP definiu que os vencimentos ocorrerão no mesmo dia do mês, de acordo com o final da placa. Por exemplo, veículos com placa final 1 têm vencimento em 13 de janeiro, 13 de fevereiro, 13 de março, 13 de abril e 13 de maio.
Se a data coincidir com um fim de semana, feriado ou dia sem expediente bancário no município de registro, o pagamento pode ser efetuado no próximo dia útil.
Para os caminhões, há prazos específicos: quem pagar o valor integral antecipado em janeiro terá 3% de desconto, com vencimentos de 13 a 24 de janeiro.
Ainda nesse caso, o pagamento em cota única sem desconto tem vencimento em 22 de abril. Para parcelamentos em três, quatro ou cinco vezes, os vencimentos para caminhões são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro.
Datas de vencimento do IPVA 2025 para automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares
Datas de vencimento do IPVA 2025 para caminhões e caminhões-tratores
Como pagar o imposto?
Para pagar o IPVA 2025, os contribuintes do estado de São Paulo devem utilizar a rede bancária credenciada, mediante o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam).
Esse imposto pode ser quitado pela internet, por débito agendado, em terminais de autoatendimento ou em outros canais disponibilizados pelos bancos.
É possível também efetuar o pagamento em casas lotéricas ou com cartão de crédito em empresas parceiras da Secretaria da Fazenda e Planejamento. Outra opção é o pagamento via Pix, utilizando um QR Code disponível no site da Sefaz-SP.
Se o pagamento do IPVA não for realizado no prazo determinado, haverá uma multa diária. Por exemplo, em São Paulo, a multa diária é de 0,33% sobre o valor do imposto, e após 60 dias, essa taxa sobe para 20%.
Caso o contribuinte continue em atraso, a multa pode chegar a 40% do valor do IPVA. Além disso, o nome do proprietário pode ser registrado no Cadin estadual, o que pode impedir o licenciamento do veículo.
A quem se aplica a isenção do pagamento do IPVA 2025?
Em São Paulo, veículos fabricados há mais de 20 anos estão isentos do pagamento do IPVA. Pessoas com deficiência (PcD) também são isentas, desde que o veículo esteja registrado em nome do deficiente.
Além disso, veículos usados para transporte escolar, a partir de 2023, também estão livres do imposto no estado.
Por fim, carros híbridos poderão ter isenção nos próximos dois anos (os elétricos não estão inclusos), conforme medida aprovada pela Assembleia Legislativa, que aguarda sanção do governador Tarcísio de Freitas.