Concurso ANA: 40 candidatos aprovados serão nomeados

Ministra do Planejamento, Esther Dweck, autoriza nomeação de 40 aprovados no concurso da ANA, lançado no começo de 2024.

Novidade importante para os participantes do concurso ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), cujo edital foi lançado no começo de 2024. É que serão chamados, para assumir seus postos de trabalho, todos os 40 candidatos aprovados.

continua depois da publicidade

De acordo com a Portaria MGI Nº 9.235/2024, assinada pela Ministra de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a autorização está diretamente relacionada ao concurso regido pelo edital/ANA nº 1, de 12 de janeiro de 2024.

Cargo da ANA

Leia também

As 40 vagas autorizadas para nomeação se destinam ao único cargo existente naquele concurso: Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico. O edital previa que a exigência mínima do cargo era o nível superior de escolaridade.

A Portaria estabelece duas condições fundamentais para o provimento dos cargos:

continua depois da publicidade
  • Existência de vagas na data da nomeação dos candidatos;
  • Declaração do ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira das novas despesas, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

Sobre o concurso ANA

O concurso público da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico foi organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

A oferta foi justamente de 40 vagas na carreira de Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico. Quem se inscreveu passou pelas seguintes etapas:

  • Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação de títulos, de caráter classificatório; e
  • Curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório.

O resultado final, já considerando o curso de formação, foi divulgado em novembro de 2024, e pode ser acessado diretamente pelo site do Cebraspe. O prazo de validade do resultado será de dois anos (provavelmente, até outubro de 2026), mas pode ser prorrogado.

continua depois da publicidade

Foram ofertadas vagas em três especialidades (1, 2 e 3), todas voltadas para o público de nível superior, sem determinação de área de formação específica.

As inscrições custaram R$ 110,00 e a remuneração inicial é no valor de R$ 16.413,35, considerando uma jornada semanal de 40 horas de trabalho.

Leia também

Concursos em sua
cidade