O Ministério da Previdência Social publicou, nesta sexta-feira, 22 de novembro de 2024, portaria que institui comissão que será responsável pela execução do concurso MPS (Ministério da Previdência Social). Recentemente, foram autorizadas 250 vagas de nível superior para a pasta.
A Portaria nº 3.702/2024 está assinada pelo Ministro da Previdência Social, Carlos Roberto Lupi, com a nomeação da comissão. Esses profissionais serão responsáveis por planejar, organizar e supervisionar a execução do concurso público de Perito Médico Federal no quadro de pessoal do Ministério da Previdência Social.
Concurso MPS: comissão nomeada
Dentre outras atividades previstas, a comissão do concurso MPS será responsável por supervisionar a prestação dos serviços pela banca, aprovar os atos a serem realizados pela empresa contratada e analisar e validar os editais e os comunicados relacionados ao concurso público.
Confira quem são os componentes da comissão organizadora:
- Adroaldo da Cunha Portal – Presidente;
- Márcia Rejane Soares Campos;
- Marília Gava;
- Victor Nunes Weber;
- Osório Chalegre de Oliveira;
- Patrick Barcellos Peixe;
- Jorge Luiz Reis Viana.
Após esse passo no andamento do concurso público, a expectativa é de que em breve haja a contratação da banca organizadora e, logo após, o edital seja divulgado.
Quais as vagas previstas?
De acordo com a Portaria MGI nº 8.569/2024, serão disponibilizadas 250 vagas para o cargo de Perito Médico Federal, destinado a profissionais com nível superior em Medicina e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). A remuneração prevista para esses profissionais é em torno de R$ 16 mil para jornadas de 40 horas por semana.
As referidas vagas são ligadas à Subsecretaria de Perícia Médica Federal. Em razão disso, normalmente, são alocadas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autarquia vinculada ao Ministério da Previdência Social.
O documento que autoriza a abertura de vagas pelo concurso MPS determina que a pasta publique o edital em até seis meses, a partir de sua autorização, datada de 14 de novembro de 2024.
Dessa maneira, o edital com as regras de seleção deverá sair até maio de 2025. Já a prova de avaliação dos candidatos deve ser realizada em, pelo menos, dois meses após o lançamento do documento normativo.