Liberado o edital nº 9/2024 da terceira etapa do Concurso Nacional Unificado IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que se proporá a preencher vagas no cargo de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas. Ao todo, são oferecidas oito vagas, segundo que já está especificado nos editais editais nº 02/2024, 03/2024 e 05/2024 do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
Para esse momento do certame, será realizada prova didática na forma de aula e terá caráter eliminatório e classificatório. Poderão participar os aprovados na primeira e na segunda etapas do CPNU.
Serão considerados classificados os candidatos que, após a soma das notas nas provas objetivas, discursivas e nas provas de títulos, estiverem classificados até o limite de duas vezes o número de vagas imediatas do bloco temático.
Vagas do CPNU IBGE
As oito vagas do certame para Pesquisador do IBGE estão distribuídas para as especialidades de: Estatística (código B2-03-D), Geografia (B3-02-A) e Demografia (código B5-03-B). Quem for aprovado nesta Terceira Etapa será lotado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas, na cidade do Rio de Janeiro/RJ.
Para disputar uma dessas vagas, o IBGE exigiu uma formação mais restrita, que é ter diploma de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado, além das outras condições expostas nos editais primeiramente lançados.
Como será a 3ª etapa?
A prova didática terá caráter eliminatório e classificatório e versará sobre o conteúdo programático e referências bibliográficas constantes no edital. Será constituída de aula, com duração mínima de 50 minutos e máxima de 60 minutos.
Será proibida a leitura de texto da aula, mas será facultado, desde que com prévia aprovação da Comissão Julgadora, o emprego de roteiros, apontamentos, tabelas, gráficos, dispositivos ou outros recursos pedagógicos.
O ponto da aula será sorteado com antecedência mínima de 24 horas da prova, de um conjunto de ao menos 10 pontos. A ordem de apresentação também será sorteada e o evento será aberto ao público. Os critérios de avaliação serão:
- Capacidade de organizar ideias sobre o tema sorteado;
- Capacidade de expor ideias sobre o tema sorteado ao nível do aluno;
- Objetividade;
- Domínio do tema sorteado e atualidade do candidato;
- Didática do candidato (clareza na exposição, linguagem adequada, uso adequado do tempo, voz, uso de exemplos, citação de referências bibliográficas, uso apropriado de material de apoio); e
- Coerência entre o plano de aula apresentado e o desenvolvimento da aula e a capacidade de motivar.
Mais informações podem ser obtidas no edital completo da terceira etapa, publicado no Diário Oficial da União (link direto). Importante também acompanhar todos os trâmites do CNU IBGE pelo site da ENCE.
Nós também fizemos uma matéria completa sobre o concurso público do IBGE no âmbito do CNU. Confira neste link.