O primeiro feriado nacional de novembro já passou, mas caiu justamente num sábado. Na data, 2/11, prestamos homenagens para os falecidos em virtude ao Dia dos Finados. Só houve folga para trabalhadores da iniciativa privada que trabalham aos finais de semana.
A parte boa é que o próximo feriado no país não só cairá em dia de semana, como também será considerado como prolongado. Em nossa matéria, você ficará sabendo qual é a data específica, além das próximas folgas que foram confirmadas ao longo das últimas semanas do ano.
Vale salientar que, para uma data ser considerada como folga em todo país, é necessário que exista uma prerrogativa vigente na legislação. Celetistas que trabalhem durante o período devem ser compensados com remuneração em dobro no dia ou dispensa em data posterior.
Aproveite a visita em nosso site e não deixe de conferir outros conteúdos que já publicamos em nosso site. Além de dicas de gramática e atualidades, você também pode explorar notícias de concursos abertos no país e simulados gratuitos para exercitar seus conhecimentos.
Qual é o próximo feriado nacional do ano?
O próximo feriado do ano, como consta na legislação, diz respeito ao dia da Proclamação da República. Por sua vez, a data celebra os desdobramentos de um movimento articulado que estava insatisfeito com o modelo de monarquia, que era predominante desde 1822.
Com as intervenções entre civis e militares, conseguimos transformar o império em república. Essa data é considerada como feriado nacional desde 1949, conforme Lei Federal 662, que foi sancionada e levada adiante pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra.
A Proclamação da República acontece no dia 15 de novembro. Em 2024, a folga cairá justamente numa sexta-feira. Isso quer dizer que os trabalhadores da iniciativa privada, bem como servidores públicos, poderão aproveitar um descanso prolongado devido à emenda.
Ou seja, feriado nacional seguido do final de semana. Mas essa não é a única folga confirmada para o mês. Até porque o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou lei que regulamenta o Dia da Consciência Negra como feriado em todos os estados do país.
Então, todos os trabalhadores celetistas e servidores públicos também irão ter descanso garantido no dia 20 de novembro, que cairá numa quarta-feira, ou seja, bem no meio da semana. Depois disso, somente teremos mais um feriado no país, que ocorrerá em dezembro.
Estamos falando justamente no Natal, 25/12, a ser celebrado também numa quarta-feira. No entanto, a véspera de Natal, 24/12, é vista como ponto facultativo, cabendo aos empregadores e órgãos decidirem pela dispensa ou não do expediente nesta data em específico.