Com a incidência recorrente de chuvas em grande parte do país, consultar a previsão do dia virou rotina na vida dos brasileiros. E não é por acaso: em novo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foi informado sobre o risco de chuvas intensas nesta quarta, 30/10.
O aviso vale a partir das 10h, se estendendo até às 10h do dia seguinte, 31/10. Por sua vez, o grau de severidade foi classificado como “perigo potencial”, com temporais entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos também intensos; mais ou menos, cerca de 40-60 km/h.
Por outro lado, não existe risco considerável de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O INMET, no entanto, recomendou que os cidadãos não se abriguem debaixo árvores, especialmente em caso de rajadas de vento.
Não é indicado, inclusive, estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Para evitar qualquer tipo de prejuízo ou acidente, especialistas também recomendam não utilizar aparelhos eletrônicos, como celulares e notebooks, diretamente na tomada.
Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil por meio do telefone 199. O Corpo de Bombeiros atende pelo seu número unificado, ou seja, 193. Em nossa matéria, você confere quais áreas tendem a ser afetadas por fortes chuvas entre hoje e até às 10h de amanhã, 31/10.
Aviso sobre chuvas intensas
De acordo com o novo aviso emitido pelo INMET, 1.057 municípios brasileiros podem passam por chuvas intensas durante o período analisado. É importante ficar alerta devido ao nível de severidade, já que foi classificado como “perigo potencial”.
Veja as áreas que podem ser afetadas pelos temporais:
- Centro Goiano;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Leste Goiano;
- Central Mineira;
- Ocidental do Tocantins;
- Sul Goiano;
- Vale do Rio Doce;
- Sudeste Paraense;
- Nordeste Mato-grossense;
- Noroeste Espírito-santense;
- Vale do Mucuri;
- Norte de Minas;
- Sul Baiano;
- Oriental do Tocantins;
- Jequitinhonha;
- Norte Mato-grossense;
- Leste Rondoniense;
- Sudoeste Paraense;
- Norte Goiano;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Sul Maranhense;
- Metropolitana de Belo Horizonte;
- Centro Sul Baiano;
- Extremo Oeste Baiano;
- Sul Amazonense;
- Noroeste Goiano;
- Oeste de Minas;
- Noroeste de Minas;
- Sudoeste Mato-grossense;
- Zona da Mata;
- Vale São-Franciscano da Bahia;
- Distrito Federal;
- Madeira-Guaporé;
- Sudeste Mato-grossense;
- Litoral Norte Espírito-santense;
- Centro Amazonense.
O instituto também alertou sobre o acumulado de chuva em 154 cidades da região Sudeste, especialmente na Zona da Mata, Central Espírito-santense, Noroeste Espírito-santense, Vale do Rio Doce, Sul Espírito-santense, Litoral Norte Espírito-santense e Metropolitana de BH.
Esse alerta específico também vale para o Sul Baiano. Quando o assunto é acumulado de chuva, INMET recomenda que os cidadãos evitem enfrentar o mau tempo, ao passo que observem as alterações nas contas. Usar aparelhos na tomada também não é indicado.