Concurso MEC (Ministério da Educação) poderá ter uma versão unificada para contratação de Professores no Brasil.
Nesta quarta-feira, 30 de outubro de 2024, o ministro da Educação, Camilo Santana, informou que o concurso MEC Unificado poderá ser realizado em breve. No momento, a pasta está consultando os Estados e Municípios para apresentar uma proposta de concurso nacional unificado, visando a contratação de Professores.
Caso seja aprovado, o concurso MEC seguirá diretrizes parecidas com o Concurso Nacional Unificado, que teve sua primeira edição em 2024, com abertura de 6.640 vagas imediatas em 21 órgãos públicos que aderiram ao modelo de provas.
Durante coletiva de imprensa no evento Semana Ceará: Centro Global da Educação, em meio ao Encontro dos 20 (G20), fórum internacional que reúne os países com as maiores economias globais, o ministro da Educação, Camilo Santana, informou sobre medidas de um pacote que visa a valorização dos Professores da Educação Básica no Brasil.
Dentre elas está realização de um concurso unificado para Professores, parecido com o “Enem dos Concursos”. O objetivo do Ministério da Educação é de reproduzir o modelo de ingresso do concurso nacional unificado (CNU).
Para ser viabilizada, no entanto, a proposta vai depender da adesão dos Estados e Municípios brasileiros, que são os responsáveis pelo pagamento dos docentes.
"Agora, em novembro, o presidente Lula deverá apresentar uma série de medidas, um dos pontos é um concurso nacional unificado para professores no Brasil. Claro que isso vai depender da adesão das redes. Um dos pontos é a sociedade reconhecer a importância da valorização dos professores. Essa é uma discussão no mundo inteiro", afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Assim, a realização do concurso MEC Unificado ainda se trata de uma possibilidade e poderá, nos próximos dias, ser autorizada de maneira oficial. Caso seja, o próximo passo será a adesão de estados e municípios interessados, contratação de banca organizadora e publicação do edital.
O concurso CNU foi organizado sob responsabilidade da Fundação Cesgranrio, com abertura de 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. Os cargos foram distribuídos conforme o bloco temático, ou seja, por setores distintos de atuação. As remunerações variavam entre R$ 4.008,24 e R$ 22.921,71.
De acordo com o governo federal, a ideia é de lançar o CNU a cada dois anos, sendo a primeira edição considerada como um projeto-piloto. Leia os editais publicados e confira como se deu a dinâmica de oferta de vagas e realização de provas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você está de acordo com a nossa política de privacidade