Candidatos ao concurso Correios que solicitaram isenção de taxa podem verificar o resultado nesta sexta-feira (18/10). O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) é responsável por publicar a lista com os nomes dos inscritos que ficarão dispensados de pagar pela sua participação no certame.
A relação com o nome dos participantes que receberam o aval e aqueles que tiveram uma negativa fica disponível para acesso no site do IBFC. Aqueles que não forem contemplados por essa decisão e ainda quiserem pleitear as vagas mais de 3,5 mil vagas deverão pagar o custo.
Os valores informados nos editais são de R$ 39,80 para Agente, de nível médio, e de R$ 42,00 para Analista, que requer nível superior. Vale ressaltar que as inscrições seguem abertas até o dia 28 de outubro.
Quem tem direito à isenção de taxa?
Nos editais do concurso Correios há uma seção especificamente para falar sobre os critérios de isenção de taxa. De acordo com os documentos, dois grupos de pessoas poderiam participar do certame sem pagar o valor cobrado:
- Doadores de medula óssea; e
- Membro de família de baixa renda inscrito no CadÚnico.
Em ambos os casos, o pedido de isenção pôde ser feito nos dias 10 e 11 de outubro. Para isso, os candidatos precisaram enviar documentos que comprovassem sua situação. Esses foram analisados pela banca organizadora, que divulga a relação dos isentos do valor da inscrição neste dia 18 de outubro.
Quais os motivos para não receber a isenção?
Antes de entender os motivos é preciso saber que candidatos que não se encaixam nos perfis acima não possuem o direito de receber isenção de taxa do concurso Correios. Os motivos gerais para a negativa da solicitação, de acordo com o edital, são:
- Deixar de efetuar a inscrição pela Internet;
- Omitir informação e/ou informar dados inverídicos;
- Fraudar e/ou falsificar documentação;
- Não enviar o pedido dentro do prazo estipulado no cronograma;
- Fazer a inscrição em desacordo com as regras do edital.
Se você solicitou isenção de taxa do concurso Correios como doador de medula óssea, mas não recebeu a aprovação, alguns dos motivos podem ser:
- Falta de documentação comprobatória;
- Comprovante de doação sem data da doação;
- Documentação ilegível;
- Erro no número de registro do REDOME que foi informado.
Já no caso de pessoas de baixa renda registradas no CadÚnico, a falta do aval pode ser por:
- Falta de documentação;
- Não ter informado o Número de Identificação Social (NIS) correto ou não possuir um NIS;
- Registro no CadÚnico inativo ou desatualizado;
- Dados informados inconsistentes ou diferentes dos encontrados no CadÚnico.
Posso entrar com recurso contra o resultado?
Se você teve o seu pedido de isenção de taxa do concurso Correios negado, mas não concorda com o motivo, você pode entrar contestar o resultado e tentar novamente. O edital informa que a solicitação “que não atender a quaisquer das exigências determinadas neste Edital será indeferido, assegurando-se ao candidato o direito de recurso“.
Quem quiser contestar a resposta da banca, tem até dois dias úteis para entrar em contato com o IBFC. O recurso deve ser protocolado por meio de um preenchimento de formulário específico que ainda será liberado no site do Instituto.