Estão programados para saírem no dia 17 de outubro de 2024 (quinta-feira) os resultados dos recursos interpostos quanto às notas das provas discursiva e de redação aplicadas no CPNU (Concurso Público Nacional Unificado).
Além desses resultados, está agendada para a mesma data a convocação para verificação da condição declarada para vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas, bem como começa o período para a avaliação biopsicossocial das pessoas com deficiência.
Como consultar resultados do CPNU
Quem vem acompanhando o CPNU já sabe que o procedimento para consultar quaisquer informações sobre o certame é bastante simples. Nesse caso, basta fazer o login na área do candidato, no site do CPNU, e clicar no menu “Resultados e Convocações”. Isso é feito a partir da sua conta GOV.BR.
Em tela, você verá a consulta aos resultados dos pedidos de revisão das notas das provas discursivas, especificamente dos blocos de nível superior, e da redação, que foi aplicada para o bloco de nível médio.
Vale reforçar mais uma vez que terão início no dia 17 de outubro de 2024 as seguintes fases:
- convocação para verificação da condição declarada para vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas; e
- abertura do prazo para a avaliação biopsicossocial das pessoas com deficiência;
- consulta aos resultados dos pedidos de revisão das notas das provas discursivas e da redação.
Heteroidentificação
Todos os que se inscreveram no CPNU optando pelo procedimento de heteroidentificação deverão se apresentar à Comissão de Heteroidentificação para realização das obrigatoriedades previstas no edital.
Cada inscrito nessa condição terá coletados os seus dados biométricos, além de ser submetido ao exame grafológico. Toda essa etapa será filmada pela Fundação Cesgranrio, de forma que tudo fique registrado para fins de avaliação.
Quanto ao procedimento para verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas às pessoas indígenas, é importante lembrar que todos passarão pela Comissão de Verificação Documental Complementar. Tal etapa ocorrerá nos dias 2 e 3 de novembro e 2024.
Avaliação Biopsicossocial
Na fase de Avaliação Biopsicossocial, que também começa nesta quinta-feira (17/10/2024), ocorrerá a perícia médica. Os candidatos que se declararam com deficiência devem ficar atentos, pois a equipe multiprofissional, designada pela Fundação Cesgranrio, emitirá um parecer conclusivo.
Prova de títulos
Por fim, queremos informar que todos os que submeteram seus títulos para avaliação devem acompanhar a liberação dos resultados preliminares, que sairá dia 4 de novembro de 2024. Se alguém se sentir prejudicado, terá até 5 de novembro para interpor recursos.
Sobre o CPNU
O CPNU está sendo amplamente propagado pelo Governo Federal como “um modelo inovador de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos”.
Na prática, o concurso público nacional aglutina uma série de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. Ele possibilita, portanto, a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.
E qual o objetivo oficial do CPNU?
O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.