Notícia

Concurso Correios: com editais retificados, veja o que muda

Houve redistribuição de vagas, mudança em requisitos de cargos e alteração em conteúdo programático. Saiba mais.

Na última terça-feira, 15/10, a banca organizadora do concurso Correios, IBFC, divulgou as primeiras retificações que alteram alguns dispostivos dos editais de abertura - tanto para vagas de nível médio quanto para as especialidades que exigem graduação na área.

Requisitos e jornadas de alguns cargos, por exemplo, passaram por mudanças pontuais. No entanto, o cronograma de atividades continua preservado. Dessa maneira, o prazo para se inscrever no certame será encerrado às 23h do dia 28 de outubro de 2024.

As provas estão agendadas para 15 de dezembro do mesmo ano. Conforme comunicado, a aplicação deverá ocorrer no período vespertino. Todos os candidatos terão que se preparar para 50 questões de múltipla escolha. Haverá uma etapa adicional para cargos de nível superior.

Nesse caso, também será realizada uma redação com tema a ser proposta pela banca organizadora, com nota de até 10,0 pontos. O texto deverá ter, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30. Norma culta, coesão, qualidade do conteúdo são alguns dos critérios exigidos.

Leia também

Em nossa matéria, reunimos as principais mudanças que vieram com as retificações no concurso Correios. Aproveite a visita e não deixe de conferir outros conteúdos que já publicamos. Inclusive, temos uma seção de simulados gratuitos para você testar os seus conhecimentos.

Retificação no edital para nível médio

O edital para Agente de Correios - Carteiro passou por mudanças pontuais, que foram formalizadas no documento de nº 289/2024. Foi excluído o seguinte texto do item 2.5: "as atribuições de caráter eventual e opcional não deverão compor o plano de metas do empregado".

A retificação também enfatizou que as provas serão aplicadas à tarde tarde, alterando o item 10.1. O texto passou a vigorar assim: "A prova objetiva será realizada nas cidades do disposto do Anexo II, na data indicada no Cronograma Previsto – Anexo VI no período da Tarde".

Os demais dispositivos permanecem inalterados.

Retificação no edital para nível superior

Já o edital de nível superior, com especialidades para a carreira de Analista de Correios, teve uma quantidade maior de retificações. Foi alterada, por exemplo, a nomenclatura e a jornada de um dos cargos, passando a vigorar assim: Assistente Social, 30 horas semanais.

Também foram modificados os requisitos para Analista de Sistemas (Desenvolvimento de Sistemas, Produção, Redes, Suporte de Banco de Dados e Suporte De Sistemas), que consta no item 2.5 do edital de abertura. Agora, os candidatos precisam cumprir a seguinte exigência:

  • "Diploma, devidamente registrado, de curso de graduação na área de Tecnologia da Informação, fornecido por instituição de ensino superior, reconhecido pelo Ministério da Educação".

Assim como a retificação para o edital de nível médio, também foi enfatizado que as provas serão aplicadas no período da tarde, alterando o texto contido no item 10.1 do edital para especialidades de nível superior.

A retificação, inclusive, ajustou o quantitativo de vagas para Analista de Sistemas (Desenvolvimento de Sistemas, Suporte Banco de Dados e Produção), especificamente com lotação sede dos Correios em Brasília. Agora, ficou assim:

  • Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Sistemas no DF: 48 vagas em vez de 51, sendo 27 de ampla concorrência, 6 para reserva de PcD e 15 para negros/indígenas;
  • Analista de Sistemas - Suporte Banco de Dados no DF: 8 vagas em vez de 4, sendo 5 de ampla concorrência, 1 para reserva de PcD e 2 para negros/indígenas;
  • Analista de Sistemas - Produção no DF: 19 vagas em vez de 20, sendo 11 para ampla concorrência, 2 para reserva de PcD e 6 para negros/indígenas.

Portanto, houve redistribuição de vagas entre os cargos com lotação no DF, sem alterar literalmente o quantitativo total de oportunidades ofertadas no concurso Correios como um todo. Na mesma retificação, itens de conteúdo programático também foram alterados.

Mais precisamente, para o cargo de Engenheiro - Engenharia Eletrônica. Os itens 11 e 18 passam a vigorar da seguinte maneira:

  • 11. Circuitos combinacionais: decodificadores, codificadores e multiplexadores, circuitos somadores e subtratores binários, comparadores e unidades lógicas aritméticas (ULA);
  • 18. Redes TCP/IP. Protocolos de Roteamento.

Para o cargo de Advogado, também houve mudança nos itens 6.10 e 6.20, na parte de conhecimentos específicos de Direito Processual Civil. Ficou da seguinte maneira:

  • 6.10. Procedimento comum;
  • 6.20. Tutela provisória. Tutela de urgência e tutela de evidência. Estabilização da tutela antecipada.

Por fim, a banca organizadora incluiu mais um texto no qaudro de vagas, que no Anexo I do edital de abertura para nível superior:

"As vagas foram distribuídas de acordo com os critérios de alternância e proporcionalidade, respeitando a relação entre o total de vagas e as reservadas para Pessoas com Deficiência e Pessoas Negras e Indígenas. Por esse motivo, em algumas localidades, não há vagas de ampla concorrência".

As demais informações permanecerem inalteradas. Para acessar a retificação, basta entrar no site da banca organizadora e clicar no arquivo do documento de nº 290/2024.

Resumo do concurso Correios

Concurso Correios reúne 3.511 vagas imediatas para cargos de nível médio (Agente de Correios - Carteiro) e superior (Analista de Correios - diversas especialidades). Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da banca até 23h do dia 28 de outubro de 2024.

O salários foram definidos no valor de R$ 2.429,26 ou R$ 6.872,48, com jornadas de 44 horas semanais, com exceção ao Assistente Social (30 horas semanais). Haverá aplicação de provas objetivas para todos e redação apenas para as especialidades que exigem nível superior.

Mais detalhes estão disponíveis nos editais de abertura: