Notícia

CNU: envio de documentos para prova de títulos termina hoje, 11

Candidatos do CNU devem enviar os títulos originais ou cópias autenticadas para avaliação pela Internet.

Candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU) precisam continuar atentos ao cronograma de aplicação das etapas. O prazo para enviar os documentos para a prova de títulos do CNU se encerra nesta sexta-feira (11/10), após ter sido prorrogado em edital de retificação.

O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e traz uma série de alterações aos editais originais, incluindo quadro de pontuação para a especialidade de Estatístico. Vale ressaltar que os pedidos de revisão e interposição de recurso contra as notas das provas discursivas já tiveram período encerrado.

Como enviar os títulos do CNU?

O envio dos certificados de formação acadêmica e experiência profissional deverá ser realizado pela Internet. Os candidatos deverão digitalizar frente e verso do documento original ou de uma cópia autenticada em cartório. A documentação precisa estar em formato PDF, JPEG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB.

Leia também

De acordo com os editais, o upload dos arquivos para a prova de títulos do CNU só poderá ser feito pelo site oficial do próprio concurso até o dia 11 de outubro. A pontuação será dada apenas para as declarações que superarem os requisitos do cargo escolhido. Ou seja, comprovantes de cumprimento dos critérios mínimos de escolaridade não contarão nota.

Quais documentos serão aceitos?

O tipo de documento depende do cargo pleiteado, conforme o grau de escolaridade. Para funções de nível superior, por exemplo, devem ser aceitos diplomas de especialização, mestrado e doutorado, além de comprovantes de tempo de serviço. Já para níveis médio e técnico, serão considerados apenas certificados de experiência profissional.

Para comprovar exercício de atividade profissional na prova de títulos do CNU, os participantes poderão apresentar:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Declaração do empregador (no caso de emprego privado);
  • Termo de posse ou exercício (para cargos públicos);
  • Contrato de prestação de serviço (para quem é MEI);
  • Recibo de Pagamento a Autônomo (no caso de trabalhador autônomo).

É importante saber que cada pessoa receberá até 10 pontos, mesmo que os comprovantes somem um valor maior.