Está chegando! O concurso Correios terá os seus editais publicados em 9/10. Em anúncio divulgado recentemente, a estatal confirmou o quantitativo de vagas. Considerando as imediatas e cadastro reserva, a nova seleção contemplará 9.443 oportunidades de níveis médio e superior.
A organização ficará sob responsabilidade da banca IBFC, com contrato vigente desde o final de setembro. Ambos os editais de abertura já estão quase finalizados. Resta apenas alguns ajustes para o devido lançamento tanto no Diário Oficial da União quanto no site da banca.
A ideia era de liberar os documentos ainda em setembro deste ano, mas a logística atrasou possivelmente devido a alguns imprevistos, como o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para reajustar os salários das carreiras e a mudança da vigência inicial do contrato com a IBFC.
De qualquer maneira, o certame está confirmado, sendo que os concurseiros poderão consultar todas as regras definidas na próxima quarta-feira. Vamos te informar sobre os principais detalhes que já foram anunciados pelos Correios para que você fique por dentro do assunto.
Aproveite a visita e, claro, não deixe de estudar por meio de nossos simulados com questões gratuitos de concursos públicos. Você pode responder enunciados de diversas disciplinas diferentes. O gabarito também está disponível para verificar quais você acertou e errou.
Quais cargos estão confirmados?
Até o momento, os Correios apenas confirmaram que haverá oferta de vagas para duas carreiras: Agente e Analista; de nível médio e superior, respectivamente. Dentro de cada carreira, constarão especialidades distintas que ainda devem ser anunciadas pela estatal.
Vale salientar, por outro lado, que foi confirmada a necessidade de repor vagas no cargo de Carteiro, que está dentro de Agente de Correios. Dessa maneira, é bem capaz da função ser ofertada no novo concurso público dos Correios. E os salários iniciais? Como ficaram definidos?
Em jornadas de, possivelmente, 40 horas semanais, os candidatos aprovados devem receber R$ 2.429,26 (cargos de nível médio) ou R$ 6.872,48 (cargos de nível superior). Outras informações oficiais, como os benefícios, estarão disponíveis nos editais de abertura.
Distribuição das vagas
Ao todo, o novo certame ofertará 9.443 oportunidades, sendo 3.468 imediatas e 5.975 para formação de cadastro reserva. A distribuição será feita da seguinte forma, considerando as carreiras que serão contempladas nos editais de abertura:
- Agente de Correios (nível médio): oferta confirmada de 3.099 vagas imediatas, além de 5.344 em cadastro reserva;
- Analista de Correios (nível superior): oferta confirmada de 369 vagas imediatas, além de 631 em cadastro reserva.
Todos os candidatos devem se preparar para uma prova objetiva, que terá 120 questões de múltipla escolha. No caso da carreira de Analista de Correios, também será aplicada uma prova discursiva a partir da produção de um texto/redação.
As avaliações devem ser aplicadas no dia 15/12, ou seja, ainda neste ano.