Notícia

Horário de Verão pode voltar em novembro, diz ministro

Ministro de Minas e Energia, em coletiva de imprensa, disse que o Horário de Verão é uma "possibilidade real". Entenda.

Já está se preparando para a volta do Horário de Verão no Brasil? Devido à situação hídrica e insistente período de estiagem, o Governo Federal poderá retomar a medida ainda em novembro. O pronunciamento foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Ao que tudo indica, a decisão ainda não está oficializada, já que alguns fatores devem ser analisados antes da pasta bater o martelo. É possível que o adiantamento do relógio somente ocorra se o cenário de estiagem não tiver uma melhora significativa no território brasileiro.

Em nossa matéria, você confere mais informações preliminares a respeito do assunto para você se manter atualizado. Aproveite a visita e não deixe de conferir outros conteúdos que já publicamos, como dicas de estudo, regras de gramática e simulados com questões de concursos.

"Possibilidade real", informa ministro

Leia também

Durante coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira, 2/10, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comentou novamente sobre a possibilidade de implementar o Horário do Verão no país. O representante disse que se reuniu com as empresas áreas recentemente.

Houve um debate sobre como a retomada poderia beneficiar o setor em razão do contexto atual. Silveira disse que a possibilidade é real, mas o martelo ainda não foi batido. Vale lembrar que a medida era vigente no Brasil até 2019, com o objetivo de economizar energia.

Com o adiantamento do relógio, os cidadãos podiam chegar em casa após o expediente sem a necessidade de usar as lâmpadas logo de cara. A luz natural, portanto, era aproveitada ao máximo em horários de picos. No entanto, o comportamento dos brasileiros mudou com o tempo.

Agora, a energia elétrica era frequentemente usada mesmo com a medida em vigor na época. A situação favorável nas hidrelétricas também afastava a necessidade da retomada, que foi interrompida ainda em 2019. Por outro lado, o contexto apresenta-se de modo adverso em 2024.

“O horário de verão é uma possibilidade real, mas a decisão não está tomada. Eu me reuni com as empresas aéreas (...) se o atual quadro não melhorar nos próximos dias, a possibilidade do horário de verão pode se tornar uma realidade muito premente”, disse em coletiva.

Silveira disse que a situação hídrica deve ser encarada com cuidado por estar alarmante. Na mesma ocasião, o representante da pasta chegou a defender o saldo da "conta bandeira" para amenizar os preços da conta de luz.

Esse fundo, por sua vez, acumula os valores adicionais que geralmente são cobrados nas contas de energia, especialmente quando os limites acima da bandeira verde são acionados no país.

De qualquer forma, se o Horário de Verão for de fato retomado, é possível que a medida somente entre em vigor em novembro, não em outubro. A data específica ainda será confirmada pelo Governo Federal, caso o adiantamento do relógio vire uma realidade no Brasil.