Na noite desta quarta-feira (11/09), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) divulgou uma série de detalhes sobre o seu novo certame. Entre os pontos abordados está a faixa salarial do concurso Correios, que será publicado em dois editais diferentes.
Ao todo, a seleção irá oferecer 3.468 vagas imediatas para contratação de novos servidores em todo o país, contemplando cargos de níveis médio e superior. De acordo com a Empresa, 20% das oportunidades ficarão reservadas para candidatos negros, ou seja, cerca de 693.
Outros 10% serão voltados exclusivamente para pessoas com deficiência (PcD), em torno de 346 vagas. Segundo a instituição, o novo concurso Correios "é uma medida de fortalecimento da estatal, que foi retirada da lista de privatizações". Os novos editais devem ser divulgados ainda neste mês de setembro.
Veja o que mais foi anunciado.
Faixa salarial do concurso Correios é anunciada
De acordo com a nota liberada pela Empresa, um dos editais ofertados contará com 3.099 vagas para o cargo de Agente dos Correios, que requer nível médio completo de escolaridade. Os contratados receberão salário inicial de R$ 2.429,26 por mês.
Já o outro edital dos Correios será para o cargo de Analista de Correios, somando 369 vagas imediatas. Essas serão ofertadas para profissionais de nível superior completo, podendo abranger diversas especialidades que ainda serão confirmadas. A faixa salarial desse grupo é de R$ 6.872,48 mensais.
Banca organizadora dos editais já foi definida
As mais de 3,4 mil vagas ofertadas em dois editais do concurso Correios ficarão sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Formação e Captação (IBFC). Essa banca organizadora deverá colocar o projeto básico, elaborado pela Comissão Organizadora do órgão, em prática.
O IBFC irá aplicar prova objetiva para todos os candidatos, cobrando conteúdos de conhecimentos gerais e específicos. A avaliação deverá ser composta por questões de múltipla escolha de complexidade de nível moderado, com enunciados mais diretos seguindo modelo adotado pela banca em outros certames.
No caso do edital do concurso Correios para Analista, ainda deverá conter uma prova discursiva, que deverá ser realizada no formato de redação de texto dissertativo.