Concurso INSA já possui banca organizadora que será responsável pela organização das suas etapas. Nesta terça-feira, 10 de setembro de 2024, saiu no Diário Oficial da União o extrato de contrato nº 12/2024. O certame do Instituto Nacional do Semiárido será realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Vale salientar que anteriormente foram autorizadas 19 vagas para o certame INSA, que inclui o pacote de vagas autorizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital e a realização da primeira prova do certame será por dois meses. Por isso, esse é momento para iniciar sua preparação. Confira neste artigo como estudar enquanto o edital não é divulgado.
Concurso INSA: banca definida
A banca organizadora Cebraspe será responsável por serviços técnicos especializados de organização e realização de concurso público para o preenchimento das vagas de cargos com provimento efetivo.
Conforme o documento divulgado, a vigência para realização do certame ficou estabelecida entre 9 de setembro de 2024 a 8 de setembro de 2026, no valor de R$ 3.263.127,48.
Esse prazo será necessário para a realização de todos os procedimentos do certame, dentre os quais a publicação do edital, recebimento de inscrições, aplicação das provas e divulgação dos resultados.
Conheça as vagas autorizadas
O Instituto Nacional do Semiárido irá abrir 19 vagas distribuídas para os cargos de Pesquisador e Tecnologista. A expectativa é de que o concurso INSA terá oportunidades para profissionais de nível superior.
É provável que os candidatos inscritos no concurso público sejam avaliados por meio de provas objetivas e fases adicionais. Os detalhes serão conhecidos apenas com a publicação do edital normativo de abertura.
Sobre o Instituto
O Instituto Nacional do Semiárido foi criado no ano de 2004 e compõe o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Ele tem a finalidade de atuar na promoção e no desenvolvimento científico e tecnológico, além da integração dos polos socioeconômicos e ecossistemas estratégicos da região do Semiárido brasileiro.
O INSA trabalha ainda na realização, execução e divulgação de estudos e pesquisas nas áreas de desenvolvimento da região. Seus valores incluem a cooperação, impacto social, inovação, valorização das pessoas e transparência e ética.