O Diretor de Pessoal da Polícia Militar do Paraná (PM PR), Paulo Roberto Lima, assinou e publicou portaria que define Comissão Organizadora para novo edital. O grupo de trabalho que irá elaborar o concurso PM PR 2024 será presidido pelo Major Cristiano Israel Caetano.
Além disso, outros 15 militares servirão como membros da Comissão. A novidade foi divulgada no Diário Oficial do Paraná (DO PR), nesta sexta-feira (23/08). Com isso, é dado mais um passo rumo ao lançamento da seleção para o quadro de efetivos do órgão.
O que falta para iniciar o concurso PM PR?
A Portaria nº 2.330/2024, publicada no DO PR, designa os militares estaduais que ficarão responsáveis por estabelecer as regras do novo edital. São eles:
- Maj. QOPM Cristiano Israel Caetano – presidente;
- Cap. QOPM Marco Antônio Nishida Marinho – membro;
- Cap. QOPM Caroline Bail Rodrigues – membro;
- Cap. QOPM Felipe Furquim de Camargo – membro;
- Cap. QOPM Sidnei Fagundes – membro;
- Cap. QEOPM Jardel de Azevedo Martins – membro;
- 1º Ten. QEOPM Fernando Hollon Hersing – membro;
- 1º Ten. QOPM Guilliano Augusto Tozetti – membro;
- Subten. QPMG1 Edimilson José Januário – membro;
- 1º Sgt. QPMG1 Edivaldo Rodrigues da Silva – membro;
- 2º Sgt. QPMG1 Esther de Oliveira Bardanca – membro;
- 2º Sgt. QPMG1Felipe Mathews Nicolosi da Silveira – membro;
- 3ª Sgt. QPMG1 Silvio Porochniak – membro;
- 3º Sgt. QPMG1 Elio Steinhaus – membro;
- Cb. QPMG1 Gisele de Fátima da Silva – membro;
- Sd. QPMG1 João Paulo Soboleski – membro.
Essa Comissão Organizadora deverá definir quais serão as etapas de classificação, cronograma de aplicação, requisitos e atribuições do cargo de Soldado. A partir disso, será montado um projeto básico, que servirá de ponto de partida para a banca organizadora do concurso PM PR fazer o edital.
A escolha dessa empresa também é uma tarefa a ser cumprida pela Comissão. O órgão já informou que o processo de seleção da banca está em andamento. Somente após isso é que o edital deve ser publicado.
Concurso PM PR deve ofertar mais de 200 vagas
De acordo com o e-protocolo nº 19.382.109-02, que autoriza o novo edital, a Polícia Militar do Paraná deve ofertar 230 vagas imediatas para o seu Quadro de Praças. As oportunidades serão voltadas para o preenchimento de cargos de Soldado 2ª Classe, confirmados na nomeação da Comissão Organizadora.
Os contratados deverão receber, inicialmente, bolsa-auxílio em torno de R$ 2 mil mensais. Aqueles que subirem para a patente de 1ª Classe podem receber subsídio de R$ 4,2 mil por mês.