As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) tiveram suas respostas liberadas para que os candidatos pudessem consultar. Agora, quem percebeu algum problema nos resultados preliminares ou discorda das respostas, tem até esta quarta-feira (21/08) para contestar o gabarito do CNU.
Os participantes poderão informar à organização do certame sobre erros, pedir revisão ou até mesmo indicar casos em que dois itens podem ser considerados corretos numa mesma questão. Terminado o prazo de contestação, não será mais possível entrar com recurso para verificação das questões.
Depois disso, o cronograma informa que será disponibilizada a imagem do cartão-resposta e as notas finais da parte objetiva da avaliação escrita.
Como contestar o gabarito do CNU?
Os candidatos podem conferir as respostas preliminares das questões desde terça-feira (20/08) e têm até hoje para enviar recursos em caso de erros. Os interessados em pedir a revisão do gabarito preliminar deverão entrar no site da Fundação Cesgranrio, banca organizadora, e acessar a área do candidato com a conta Gov.br.
Na página, é preciso ir em “Interposição de Recursos” e informar detalhadamente o que aconteceu, onde está o erro ou porque a sua resposta também deve ser considerada correta. A contestação do gabarito CNU é anônima. Desse modo, ao escrever sua solicitação, o candidato não pode se identificar de maneira alguma.
A banca vai receber todos os pedidos de revisão e verificar objetivamente cada um deles, uma vez que a alteração de uma questão afeta todos os que fizeram a prova. Por exemplo, de acordo com as regras do edital, em caso de anulação de um item, o ponto será garantido ao candidato.
Atenção na hora de enviar o recurso
Antes de contestar o gabarito do CNU, certifique-se de que você tem acesso à Internet e que o aparelho eletrônico está funcionando de maneira correta. Isso porque só há uma chance, por questão, de enviar o recurso para análise. Os editais determinam que:
“O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI e a Fundação Cesgranrio não arcarão com prejuízos advindos de problemas de ordem técnica dos computadores, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação e de outros fatores, de responsabilidade do candidato, que impossibilitem a interposição de recurso.”
Além disso, é muito importante ficar atento a alguns pontos:
- Uma vez que a solicitação for enviada, não poderá ser editada. Então, certifique-se de que você escreveu tudo o que queria (lembrando que só será possível cadastrar uma contestação por questão).
- É proibido o uso de xingamentos e palavras de baixo calão no recurso. Caso o candidato utilize algum termo nesse sentido terá o seu pedido indeferido. Ou seja, mesmo que o recurso esteja correto, não será aceito.
- Na hora de explicar o seu ponto, os candidatos devem trazer argumentos válidos para a contestação. Informe de maneira clara o porquê de você achar que o gabarito não está correto.
Quando saem os resultados finais?
O cronograma do Concurso Nacional Unificado ainda conta com uma série de eventos antes dos resultados finais. Esses estão previstos para serem anunciados no dia 21 de novembro de 2024, sendo a última etapa antes da convocação dos aprovados. Mas, antes que eles sejam liberados, a organização do certame ainda deverá divulgar:
- Nota final da prova objetiva;
- Notas preliminares da prova discursiva;
- Prazo para revisão das notas discursivas;
- Convocação e prazo para envio de títulos;
- Resposta dos pedidos de revisão da prova discursiva;
- Resultado preliminar dos títulos;
- Prazo para contestar o resultado da avalição de títulos;
- Resultado do recurso de revisão da nota de títulos.
Entre esses eventos, o calendário geral também informa etapas específicas de confirmação das condições declaradas para quem se candidatou nas categorias de cotas.