Notícia

CNU: Governo divulga gabarito preliminar das provas

Candidatos podem corrigir suas provas com o gabarito preliminar do CNU, tendo 2 dias para recurso contra os resultados.

Quem realizou a avaliação escrita do Concurso Nacional Unificado (CNU) já pode conferir seus acertos e ter uma noção das notas obtidas. Isso porque o governo federal liberou o gabarito preliminar das provas do CNU às 9:30h desta terça-feira (20/8).

Os candidatos poderão fazer a correção das questões pela Internet.

Os cadernos de prova já estão disponíveis em PDF desde as 20h do domingo (18/8), dia da aplicação, conforme o turno.

A divulgação de todos os detalhes está sendo realizada pelo site oficial do Enem dos Concursos e também pela banca organizadora, a Fundação Cesgranrio. Confira abaixo como acessar essas informações.

Leia também

Como acessar o gabarito preliminar do CNU?

Os interessados em saber quais são as respostas da prova objetiva já podem conferir seus erros e acertos por meio do site da Fundação Cesgranrio. Para isso, basta ir na área do candidato e fazer o login usando CPF e senha cadastrados no Gov.br.

No gabarito preliminar do CNU, é possível ver o número da questão e a alternativa correta. As respostas também estão disponíveis na página oficial do certame, disponível no site GOV.BR.

Quem levou o caderno de provas para casa poderá fazer a verificação diretamente nele, sempre ficando atento ao tipo de caderno utilizado.

Aqueles que não estão em posse do caderno, mas anotaram suas respostas no cartão-confirmação, conforme permitido pela organização do certame, também poderão corrigir a prova.

Vale ressaltar que esse é apenas o gabarito preliminar do CNU, ou seja, caso os candidatos notem incoerências nos resultados, poderão entrar com recurso.

Esse procedimento deverá ser realizado nos dias 20 e 21 de agosto de 2024. Se acatada, a solicitação pode alterar ou anular o item, possibilitando a mudança de nota final.

Quando sai o resultado final do CNU?

Depois da divulgação dos gabaritos, ainda há uma série de etapas a serem cumpridas, conforme o cronograma do Concurso Unificado.

Passado o prazo de interposição de recursos, os candidatos terão acesso à imagem do seu cartão-resposta. A nota final da prova objetiva só será divulgada no dia 08 de outubro, data em que também será liberada a nota preliminar da prova discursiva.

Os participantes ainda terão um prazo para entrar com pedido de revisão dessa segunda avaliação.

Os cargos que contarem com etapa de títulos terão também as fases de chamada para envio da documentação. O resultado final do certame só será divulgado após a conclusão de todas essas fases.

De acordo com o cronograma, isso deve acontecer no dia 21 de novembro de 2024, contando com publicação da primeira chamada de aprovados.

Ao todo, devem acontecer três convocações do CNU, visando início do estágio probatório e curso de formação em janeiro de 2025.