Notícia

Gabarito CNU: saiba como e onde acessar as respostas

Gabarito preliminar do CNU (Concurso Nacional Unificado) contemplará as respostas das questões de múltipla escolha.

Neste domingo, 18/8, o Concurso Nacional Unificado (CNU) foi aplicado em 228 municípios espalhados pelo país. Os candidatos puderam se inscrever em apenas um dos blocos temáticos que foram disponibilizados nos editais de abertura do certame, conforme regras oficiais.

Por outro lado, era possível selecionar quantos cargos os inscritos quisessem, desde que os requisitos e especialidades se encaixassem nos perfis dos estudantes. A ordem de preferência, como indicou o Governo Federal, tem "importantes consequências" nas classificações.

"Mesmo se aprovada em mais de um cargo, a pessoa será alocada de acordo com sua ordem de preferência", consta na página oficial do CNU. O novo modelo de provas tem o objetivo de democratizar o acesso às vagas públicas, bem como otimizar os gastos com a realização no país.

Estão sendo ofertadas 6.640 vagas em 21 órgãos públicos que aderiram ao formato inédito de certame. Ao todo, 2.114.145 candidatos estavam aptos a participarem do exame. Ou seja? É o maior concurso do tipo que foi realizado no país, com chance de uma nova edição.

Leia também

Inclusive, o gabarito preliminar das provas objetivas está previsto para ser divulgado na próxima terça-feira, 20/8, em horário ainda a ser anunciado. Você confere, em nossa matéria, como e onde acessar as respostas das questões de múltipla escolha que foram aplicadas.

Concorrência

Em linhas gerais, o diferencial do certame é a possibilidade de concorrer a diversos cargos ao pagar apenas uma taxa de inscrição - e, também, ao realizar apenas uma prova unificada, conforme o conteúdo programático disposto em cada um dos blocos temáticos.

No geral, 21 órgãos aderiram ao formato inédito, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - e assim por diante.

A concorrência total de candidato por vaga, considerando o somatório dos oito blocos temáticos, é de 318,4, conforme anunciou a Secretaria de Comunicação Social. Para as oportunidades reservadas aos inscritos negros, a concorrência ficou estipulada em 315,7 candidato/vaga.

Para PcDs, 114,7; e, por fim, 68,4 para as vagas reservadas aos indígenas que se inscreveram no CNU. Confira a relação completa de concorrência, contemplando, também, candidato por vaga em cada um dos blocos temáticos do certame:

Tabela com a relação de concorrência por candidato/vaga no CNU

Concorrência detalhada no CNU. Foto: Divulgação / Governo Federal

Gabarito preliminar

De acordo com o Governo Federal, o gabarito preliminar das provas objetivas ficará disponível nesta terça-feira, 20/8. O acesso às respostas das questões de múltipla escolha poderá ser feito diretamente na "Área do Candidato", que está localizado na página da Cesgranrio.

Outras informações também podem ser obtidas no site oficial do concurso unificado, que foi disponibilizado pelo próprio Governo Federal. Vale salientar que haverá três chamadas para os futuros aprovados, segundo informou a ministra do MGI, Esther Dweck, ao CanalGOV.

“Na verdade, você é chamado na 1ª [chamada], se você não responde, chamamos mais gente na 2ª. Se não responde, chamamos mais gente na 3ª e aí o curso de formação começa em janeiro”, disse a ministra. Caso o aprovado não atenda às chamadas, ele será desclassificado.

O resultado final está previsto para ser anunciado no dia 21 de novembro de 2024.

Cronograma do CNU

Além do prazo para liberação do gabarito preliminar, o Governo Federal anunciou as demais datas do cronograma para que os candidatos consigam se organizar, como a disponibilização do cartão-resposta, anúncio do resultado final e envio de títulos, quando for o caso.

Confira o calendário com as principais datas:

  • 18/08/2024, a partir das 20h: disponibilização dos cadernos de provas do CNU;
  • 20/08/2024: prazo previsto para divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
  • 20 e 21/08/2024: período destinado para interposição de recursos no que diz respeito às questões e gabaritos;
  • 10/09/2024: liberação da imagem do cartão-resposta;
  • 08/10/2024: anúncio das notas finais das provas objetivas e, também, nota preliminar da etapa discursiva;
  • 08 e 09/10/2024: interposição de pedidos para revisão das notas da etapa discursiva;
  • 08/10/2024: convocação dos candidatos para o envio de títulos, quando for o caso;
  • 09 e 10/10/2024: envio dos títulos, quando for o caso;
  • 17/10/2024: resultado dos pedidos de revisão das notas da etapa discursiva;
  • 04/11/2024: resultado preliminar da etapa de títulos;
  • 04 e 05/11/2024: período para realizar interposição de recursos sobre o resultado preliminar da etapa de títulos;
  • 19/11/2024: divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos;
  • 21/11/2024: previsão de anúncio dos resultados finais.

O cronograma completo pode ser conferido na página oficial do CNU.