Notícia

CNU: Saiba o que pode e o que não pode levar no dia da prova

Existem itens que você pode e outros que você não pode levar no dia da prova do CNU correndo risco de exclusão. Veja quais.

Inscritos no Concurso Nacional Unificado (CNU) vão realizar as provas escritas neste domingo (18/08) em várias cidades brasileiras. Por isso, é muito importante se preparar corretamente e ficar atento às regras da avaliação para não ficar no prejuízo. Pensando nisso, o Concursos no Brasil trouxe para você uma lista de o que pode e o que não pode levar no dia da prova do CNU.

Os itens estão listados nos editais e foram confirmados pelo Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo certame. A dica principal é: reúna e organize tudo com antecedência para, na hora que você for sair de casa, não esquecer nada. Vale lembrar que a aplicação da prova será feita em duas etapas, sendo parte no período matutino e o restante no vespertino.

O que levar no dia da prova do CNU?

É muito importante que o candidato tenha em mãos o seu cartão de confirmação impresso, de preferência. Ele não é obrigatório, mas possui as informações de local, horário e sala de prova. Sendo assim, facilita para o candidato se localizar quando for se encaminhar para a aplicação. Além disso, no dia da prova do CNU você pode e/ou deve levar:

Leia também

Documento de identificação

Obrigatoriamente todos os candidatos devem apresentar um documento de identificação com foto para poder ingressar na sala de prova. O objetivo é confirmar a identidade do participante, evitando fraudes no Concurso Nacional Unificado. Tendo isso em vista, serão aceitas a seguintes cédulas:

  • carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros;
  • carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos);
  • cartão de identificação do trabalhador;
  • passaporte brasileiro;
  • certificado de reservista ou dispensa de incorporação;
  • carteiras funcionais do Ministério Público;
  • carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valham como identidade;
  • carteira de trabalho;
  • carteira nacional de habilitação - CNH (somente modelo com foto aprovado).

Documentos digitais

Diferentemente de outros concursos públicos, o você pode levar documentos digitais com foto e assinatura como identificação no dia da prova do CNU. No entanto, o MGI alerta que esses devem ser apresentados nos aplicativos oficiais do governo, que podem ser acessados até mesmo de maneira off-line. Serão aceitos: e-Título, CNH digital e RG digital.

Caneta preta transparente

Pelas regras, os candidatos deverão levar caneta de tinta preta em material transparente para responder as provas escritas. A dica é levar mais de uma para caso alguma delas dê problema, ter outra para utilizar. Isso porque não serão fornecidas canetas e os candidatos não poderão emprestar o item para outros participantes.

Roupa confortável

No dia da prova do CNU, o indicado é que os inscritos se vistam com roupas confortáveis já que passarão horas respondendo a avaliação escrita em dois turnos diferentes.

Água e lanche

Assim como a vestimenta deve ser adequada, os editais informam a necessidade de o candidato levar água e lanche consigo para fazer a avaliação. Isso porque as várias horas de resolução das provas pode gerar fome e sede, que podem prejudicar o candidato. No entanto, é preciso ficar atento às embalagens.

No caso da comida, é necessário estar em pacotes lacrados. Ou seja, alimentos que não foram retirados de suas embalagens originais. Já a água precisa estar em garrafa feita de material transparente e sem rótulo.

O que não levar no dia da prova do CNU?

Também existe uma série de itens proibidos no dia da avaliação. Essa lista deve ser respeitada pois, caso contrário, o candidato corre risco de ser excluído do Concurso Nacional Unificado. Caso você esteja com algum desses objetos, a organização do certame irá lhe entregar um envelope porta-objetos para guardar o item em questão.

Esse envelope deve ser identificado e lacrado antes do participante entrar na sala e só poderá ser aberto após a saída do local de prova. Veja o que você não pode levar no dia da prova do CNU:

Documentos não válidos

Os editais informam e o MGI reitera que apenas as cédulas impressas originais ou os documentos digitais citados serão aceitos como identificação. Cópias de documentos, mesmo que sejam autenticadas em cartório, serão recusadas. Se o candidato tiver perdido o seu documento, deverá apresentar um boletim de ocorrência atestando o caso.

Aparelhos eletrônicos

A entrada de celulares ligados será permitida apenas para a apresentação de documento digital. Esse e outros aparelhos eletrônicos deverão ser guardados no envelope porta-objetos. Entre os listados estão:

  • agendas eletrônicas e similares;
  • gravadores;
  • pendrive;
  • mp3 player ou similar;
  • fones de ouvido;
  • chaves com alarme.

Acessórios de vestimenta

No dia da prova do CNU, os candidatos não poderão utilizar relógio de qualquer natureza, óculos escuros, chapéu, boné, gorro e protetores auriculares.

Materiais extras

Conforme dito anteriormente, a prova deve ser realizada com caneta preta de material transparente. Esse é o único aceito. Outros materiais como lápis, borracha, calculadoras, livros, apostilas, manuais e anotações não poderão entrar com o candidato na sala de prova.