Notícia

Concurso SUSEP é oficialmente autorizado com 75 vagas

Concurso SUSEP pode ter edital lançado num prazo de seis meses. As oportunidades devem contar com ganhos de R$ 20 mil.

A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) teve seu edital confirmado cerca de 10 dias após a solicitação de abertura de novas vagas. A autorização do novo concurso SUSEP foi divulgada nesta quarta-feira (14/08) por meio de portaria do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O quantitativo liberado, porém, ficou bem aquém do pedido pelo órgão. No início do mês de agosto, a Superintendência enviou um requerimento de 302 oportunidades. A resposta do MGI no Diário Oficial da União (DOU) foi de apenas 75 vagas. Veja o que mais está previsto para o novo certame.

Quais serão as vagas do concurso SUSEP?

Assim como informado anteriormente, o órgão recebeu autorização para preencher 75 vagas imediatas, com a intenção de reduzir o déficit no quadro de Analistas Técnicos. Esse cargo requer nível superior completo, mas ainda não se sabe quais serão as especialidades contempladas. Os candidatos podem esperar remunerações em torno de R$ 20 mil mensais.

Leia também

Vale ressaltar que, apesar do quantitativo autorizado, as contratações dependerão de dois fatores:

  • homologação dos resultados da seleção, indicando quais os candidatos aprovados;
  • adequação ao orçamento do órgão, conforme os recursos separados para o provimento de novos cargos.

Quando o edital será publicado?

A data oficial de lançamento do edital concurso SUSEP ainda não foi confirmada. No entanto, a Superintendência tem um prazo de seis meses para publicar as regras da seleção, segundo a Portaria MGI nº 5.478/2024. Ou seja, o documento deve sair até meados de fevereiro de 2025.

Quantas etapas devem ser aplicadas?

Todos os detalhes relacionados à seleção estarão disponíveis no edital completo. Contudo, se o novo concurso SUSEP seguir o modelo do anterior, realizado em 2010, os candidatos podem aguardar prova objetiva prova discursiva.

A portaria autorizativa determina que a primeira avaliação deve acontecer num prazo mínimo de dois meses após a publicação do edital. Sendo assim, caso o documento seja liberado em fevereiro do próximo ano, as provas podem ser iniciadas por volta de abril de 2025.