Concurso Correios: isenção de taxa termina nesta quinta (15)

O prazo para solicitar isenção de taxa do concurso Correios está terminando. O valor cobrado no edital é de R$ 70,00.

Concurseiros que estão de olho no novo Concurso Correios e se encaixam nas regras de isenção da taxa de inscrição precisam ficar atentos. O prazo para solicitar a participação sem custo se encerra esta semana, na quinta-feira (15/08). Os interessados têm até esta data para comprovar que estão entre os grupos contemplados pela norma.

continua depois da publicidade

As inscrições gerais, porém, seguem por cerca de mais um mês. Pessoas de todo o país poderão se candidatar até o dia 08 de setembro para cargos de níveis técnico e superior. O edital nº 188/2024 oferece 33 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva, sob a organização do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES).

Quem tem direito à isenção de taxa no Concurso Correios?

Leia também

Dentro do edital, é informado que há um custo único, no valor de R$ 70,00, para quem quiser se inscrever no concurso Correios. A quantia deve ser paga para garantir a participação do candidato.

A partir disso, as regras determinam que “não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para os candidatos amparados pelo Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, ou pela Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018”. O texto segue dizendo que, nesse caso, são contemplados os seguintes grupos:

continua depois da publicidade
  • Pessoas inscritas no CadÚnico;
  • Membros de família de baixa renda;
  • Doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Como solicitar a isenção de taxa do Concurso Correios?

O pedido de isenção de taxa no Concurso Correios é bastante simples e requer a comprovação de pertencimento a um dos grupos citados acima. Os candidatos que se encaixam nessas regras têm até o dia 15 de agosto para enviar seus pedidos.

Primeiramente, é necessário imprimir e preencher o “formulário de requerimento de isenção” existente no site do IADES. Então, os participantes deverão:

  • Informar Número de Identificação Social (NIS) no formulário, em caso de registro no CadÚnico; ou
  • Emitir declaração de próprio punho dizendo ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022; ou
  • Enviar atestado / laudo médico informando sobre a efetivação de doação de medula óssea, com a data da ocasião, junto com declaração do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) de que é doador.

Toda essa documentação deve ser apresentada ao IADES, conforme cada caso, por meio do link de “solicitação de isenção da taxa de inscrição” no site da banca.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade