As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) deverão ser realizadas no próximo domingo (18/08) em mais de 220 cidades brasileiras. Por isso, é muito importante que os candidatos fiquem atentos às regras da avaliação, em especial à documentação que deve ser apresentada. Nessa primeira edição, os inscritos no CNU poderão utilizar documento digital como identidade.
A prática de mostrar a identificação na porta da sala de prova é obrigatória em diversos tipos de processos seletivos, incluindo concursos públicos e vestibulares. No entanto, normalmente, só são aceitas cédulas impressas. Mas, para o Enem dos Concursos, a regra foi alterada e também vai aceitar a versão digital.
Documento de identidade digital serão aceitos no CNU
Os candidatos do Concurso Nacional Unificado precisam conferir o local de prova e o que levar no dia da avaliação. Um item muito importante é o documento de identificação oficial com foto, que deve ser apresentado no dia da prova para os fiscais de sala. O objetivo é confirmar a identidade do candidato, evitando fraudes.
Entre as cédulas aceitas estão Registro Geral (RG – carteira de identidade), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e passaporte. Porém, diferentemente de outros certames, os editais dos oito blocos do CNU permitem também a apresentação de documentos digitais.
Sendo assim, estão incluídos na lista de documentação permitida RG digital, CNH digital e e-Título, uma vez que são validados pelo governo federal.
Alerta do MGI para os documentos digitais
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo Enem dos Concursos, alerta:
- as cédulas digitais devem ser mostradas nos aplicativos oficiais ou pela Carteira de Documentos Digitais do Gov.BR;
- o aplicativo do Gov.BR deve estar baixado no aparelho eletrônico, já que pode ser acessado sem Internet, evitando transtornos;
- é importante confirmar se o aplicativo está funcionando corretamente antes de sair para a prova, para não chegar na sala e ser prejudicado pela falta de documento;
- garantir que o aparelho eletrônico estará com a bateria devidamente carregada;
- prints / gravação da tela do celular mostrando o documento serão negados.
Estes documentos não serão aceitos
Os candidatos do CNU que optarem por apresentar o documento de identificação impresso precisam levar a cédula original legível, sem nenhum dano. Por exemplo, no caso de RG, o plástico não pode estar violado. Já a CNH não pode estar colada.
Já cópias das cédulas em papel não serão aceitas em nenhuma circunstância. Mesmo que o participante entregue uma versão autenticada em cartório, a regra do MGI é de não receber a documentação. A pasta determinou ainda que fotos dos documentos, mesmo no aparelho eletrônico do candidato, serão recusadas.
De acordo com os editais do Concurso Nacional Unificado, não serão considerados documentos de identidade:
- Certidões de nascimento;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Títulos eleitorais impressos;
- Carteiras de motorista (modelo sem foto);
- Carteiras de estudante;
- Carteiras funcionais sem valor de identidade;
- RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena).
Quem tiver perdido o documento de identidade oficial precisa emitir boletim de ocorrência atestando a inexistência do original. Esse comprovante, que ficará retido pela organização da seleção, não pode ter mais de 90 dias na data da prova.