O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizou uma série de alterações no seu edital de concurso público. As retificações do concurso BNDES incluem novas possibilidades de lotação e mudança nos requisitos dos cargos, além de outros detalhes.
A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (12/08) no Diário Oficial da União (DOU). O edital divulgado conta com, pelo menos, sete alterações nas regras originais da seleção, que segue ofertando 900 vagas. Desse total, 150 são imediatas e as outras 750 para formação de cadastro reserva.
Concurso BNDES muda lotação
Originalmente, o certame foi lançado com oportunidades exclusivamente para a cidade do Rio de Janeiro. Contudo, o edital também informava que “de acordo com as necessidades de serviço e no interesse da Administração, o(a) candidato(a) poderá ser lotado(a) em Unidade localizada em qualquer outra cidade onde o BNDES atue ou venha a atuar”.
Ou seja, os convocados iriam trabalhar no Rio de Janeiro, podendo ser realocados conforme as necessidades do órgão. Com a retificação do concurso BNDES, as vagas deixaram de ter uma lotação específica. Os aprovados poderão ser lotados “em qualquer cidade onde haja sede ou escritório do BNDES”.
Sendo assim, o servidor poderá atuar nas cidades de Brasília, São Paulo, Recife ou no Rio de Janeiro. O documento que traz a alteração ainda determina que poderá acontecer realocação após a contratação se houver necessidade por parte do Banco.
Outras retificações informadas
O concurso BNDES teve outras retificações importantes além da lotação. De acordo com o edital nº 2 divulgado no DOU, as alterações são:
- Novos requisitos de acesso para o cargo de Analista de Sistema nas três ênfases ofertadas;
- Inclusão da Lei Federal nº 14.768, de 22 de dezembro de 2023 nos critérios para pessoas com deficiência (PcD);
- Possibilidade de anotação das respostas no cartão de confirmação no dia da prova para conferência no gabarito, não sendo critério de exclusão do concurso.
Vale ressaltar que o prazo de inscrição segue aberto até dia 19 de agosto de 2024 por meio da página da Fundação Cesgranrio.