O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou uma série de retificações no edital do Concurso Nacional Unificado (CNU). Uma dessas novidades diz respeito ao cronograma de eventos. Então, vamos começar por ele.
As provas continuam mantidas para a data provável de 18 de agosto de 2024, ou seja, não houve alteração a este respeito, desde a atualização anterior. No mesmo dia de aplicação, porém às 20h, serão disponibilizados os cadernos de provas, ficando os gabaritos preliminares para o dia 20 de agosto de 2024.
Os títulos dos candidatos que estiverem aptos para essa fase do CNU deverão ser enviados dias 9 e 10 de outubro de 2024. Já a divulgação dos resultados finais está prevista para o dia 21 de novembro de 2024.
CNU: outras retificações
A retificação publicada no Diário Oficial da União de 9 de agosto de 2024 informa que houve mudança na redação de alguns itens dos editais 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7/2024 do CNU. De forma resumida, o documento alterou trechos que tratam de pontos como os que se seguem (não listaremos todos, pois são muitos):
- Perícia médica (avaliação biopsicossocial);
- Convocação dos candidatos com deficiência para as vagas reservadas;
- Avaliação e composição da equipe multiprofissional para perícia dos candidatos com deficiência;
- Proibição de anotar respostas no cartão de confirmação de inscrição; e
- Alteração na remuneração do cargo de Técnico em Indigenismo.
Sobre o CNU
O concurso CNU é organizado pela Fundação Cesgranrio e ofertará 6.640 vagas imediatas em 21 órgãos públicos que aderiram ao novo modelo de provas. Os cargos foram organizados de acordo com o bloco temático, ou seja, setores distintos de atuação. As remunerações variam entre R$ 4.008,24 e R$ 22.921,71.
O governo federal informou que a ideia é de lançar o CNU a cada dois anos, sendo a primeira edição considerada como um projeto-piloto. Muitos associam o novo modelo com o Enem e não é por acaso: até porque todas as provas objetivas e discursivas serão feitas num único dia.
Confira a área de abrangência de cada bloco de vagas do CNU:
- Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias (727 vagas);
- Bloco 2 – Tecnologia, Dados e Informação (597 vagas);
- Bloco 3 – Ambiental, Agrária e Biológicas (530 vagas);
- Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas);
- Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas);
- Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação (359 vagas);
- Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas);
- Bloco 8 – Nível Intermediário (692 vagas).
Você confere quais são os cargos de cada bloco em nossa matéria especial do CNU. Também é possível acompanhar todos os detalhes a respeito da seleção unificada por meio dos editais de abertura, que foram disponibilizados pelo governo federal junto à banca Cesgranrio.