Considerado um dos maiores certames para área da educação no estado de Santa Catarina, o concurso SED SC foi suspenso pela 3ª Vara da Fazenda Pública da capital do Estado. A seleção tinha o objetivo de preencher até 10 mil vagas em dois editais distintos, sob responsabilidade da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).
As inscrições já estavam em andamento, com início em 9 de julho, com previsão de finalização no dia 12 de agosto de 2024. Contudo, até o momento da publicação dessa matéria, as solicitações continuam sendo aceitas (nº 1739/2024 e nº 1740/2024).
Concurso SED SC foi suspenso?
Sim. O concurso público da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina foi paralisado temporariamente pela decisão liminar na Ação Civil Pública, a qual determinou a suspensão dos editais dos concursos para o provimento de cargos efetivos do Quadro do Magistério Público Estadual.
A ação foi movida pela Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPE) contra a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) e o Estado de Santa Catarina, com objetivo de garantir a inclusão de vagas destinadas a pessoas negras, pardas, indígenas e quilombolas.
De acordo com nota emitida pela Procuradoria-Geral do Estado, as providências jurídicas próprias serão tomadas, recorrendo da decisão.
Concurso SED SC: mais de 10 mil vagas
Os editais do concurso SED SC estão suspensos. As oportunidades são destinadas a profissionais com nível superior de escolaridade, para o preenchimento de até 10 mil vagas em dois editais distintos. A remuneração ofertada aos profissionais varia de R$ 1.249,99 e R$ 5.000,00 para trabalhar em jornadas de 10 a 40 horas semanais.
Os cargos disponíveis no certame são de Professor (diferentes áreas), Assistente de Educação, Assistente Técnico Pedagógico, Especialista em Assuntos Educacionais (Orientador Educacional) e Especialista em Assuntos Educacionais (Supervisor Escolar).
O concurso público está sendo organizado e executado sob responsabilidade da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), que irá avaliar profissionais inscritos por meio de provas objetivas, dissertativas e prova de títulos.
Com a suspensão do certame, os candidatos devem aguardar os próximos passos para saber se ele será retomado e se as etapas informadas serão mantidas.