O segundo edital do Concurso Correios pode sofrer um leve atraso em sua publicação. Isso porque a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos revogou a licitação de contratação de banca organizadora na última terça-feira (23/07). Isso significa que o processo de escolha da empresa que ficará responsável pelo edital para Carteiros foi zerado.
De acordo com a própria autarquia, a decisão tem a ver com os critérios para a definição da banca. Dessa maneira, para que os trâmites voltem a prosseguir, uma nova licitação deverá ser aberta para receber as propostas das instituições interessadas em organizar o certame.
Escolha de banca para Concurso Correios Carteiros
O processo seletivo de banca organizadora foi anunciado há cerca de três meses, no entanto, acabou sendo revogado por decisão da própria Empresa de Correios. O anúncio foi publicado no site de editais da instituição.
“Pela necessidade superveniente de incluir novos requisitos na contratação, implicando aumento nos encargos de planejamento, organização e elaboração das provas, incluindo custos de transporte e aluguéis de locais adicionais para a realização das provas, a decisão visa garantir maior eficiência e qualidade na seleção dos futuros profissionais”, afirmou a autarquia.
A expectativa, agora, é de que o novo pleito seja divulgado no início de agosto, com a contratação de banca organizadora para o Concurso Correios até o fim do mesmo mês. Desse modo será possível manter o cronograma previsto, com a publicação do edital em setembro.
A instituição pública ainda pontuou quais são as 11 empresas interessadas em cuidar dos detalhes do novo edital para Carteiros. Entre elas está o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES), responsável pelo primeiro edital Correios 2024 para efetivos. As outras são:
- Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional (IDECAN);
- Instituto Avalia;
- Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC);
- Instituto Consulplan;
- Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Instituto Selecon);
- Cebraspe;
- Instituto Mais;
- Fundação Getúlio Vargas (FGV);
- Instituto AOCP;
- Fundação Cesgranrio.
Possivelmente, essas bancas deverão enviar propostas atualizadas quando a nova seleção de bancas for autorizada.
O que esperar do Concurso Correios para Carteiros
O Concurso Correios 2024 começou o segundo semestre com a abertura de 33 vagas imediatas mais cadastro reserva para profissionais da Saúde. As oportunidades foram divulgadas pelo IADES e contam com salários iniciais de até R$ 6,8 mil para cargos de Técnico em Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho Júnior e Médico do Trabalho.
Foram autorizadas 3,2 mil vagas, que devem ser ofertadas ainda esse ano no segundo edital voltado para a função de Carteiros, que requer nível médio completo de escolaridade. No mesmo documento, existe ainda a possibilidade de haver vagas destinadas a cargos para nível superior, como arquitetos, advogados e engenheiros.
De acordo com o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, o objetivo é fortalecer o quadro de profissionais do órgão.
Segundo o quadro de salários da autarquia, a remuneração deve iniciar em R$ 2,1 mil e os servidores podem trabalhar em jornadas de até 44 horas semanais. Se tudo correr como o esperado, o edital concurso Correios para Carteiros deve sair em setembro, com as etapas realizadas entre outubro e novembro.
O cronograma prevê chamamento dos aprovados no mês de dezembro de 2024. Isso quer dizer que esses candidatos poderão começar o ano de 2025 já trabalhando. Tudo dependerá do andamento de contratação da banca organizadora que precisa ser reiniciado.