CNU: prazo para devolução da taxa de inscrição começa hoje

O CNU, chamado de "Enem dos concursos", será realizado no dia 18 de agosto; porém, quem desistir da prova poderá solicitar a devolução da taxa de inscrição.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou nesta quinta-feira, 4, que candidatos que não desejam mais participar do Concurso Nacional Unificado (CNU), marcado para o dia 18 de agosto, podem solicitar a devolução da taxa de inscrição.

continua depois da publicidade

O pedido de reembolso deve ser feito entre sexta-feira, 5, e domingo, 7/7, através do site da banca organizadora do concurso, conforme explicado pela ministra Esther Dweck.

Como solicitar a devolução da taxa?

Para solicitar o reembolso do pagamento, os candidatos devem acessar a Área do Candidato no site da Fundação Cesgranrio, a mesma página utilizada para realizar a inscrição.

Leia também

Para isso, é preciso fazer login no portal Gov.br. Ao solicitar a devolução, o candidato deverá informar os dados bancários, incluindo agência e conta corrente, garantindo que seja o único titular da conta. O valor será devolvido para a conta informada após a aplicação das provas.

Essa possibilidade de reembolso se deu em virtude do adiamento do "Enem dos Concursos", inicialmente marcado para 5 de maio, e que foi reagendado devido às enchentes no Rio Grande do Sul.

Mudar local de prova

Além dessa novidade, candidatos residentes ou inscritos no Rio Grande do Sul podem solicitar a mudança do local da prova, visto que a logística no estado ainda não está totalmente normalizada.

Para alterar a cidade de realização da prova, você precisa acessar a opção "cidades de provas" no sistema. Em seguida, escolha o estado e o município desejados e clique em "atualizar" para confirmar a mudança.

Ao finalizar, uma mensagem de confirmação aparecerá na tela, informando que o local foi alterado com sucesso e que as informações da sua inscrição já foram atualizadas. O prazo para essa solicitação também é entre 5 e 7 de julho.

Sobre o CNU

O CNU, que reúne mais de 2,1 milhões de inscritos, se tornou o maior concurso público já realizado no Brasil. É a primeira vez que uma única seleção oferece mais de 6 mil vagas em 21 órgãos federais, com provas aplicadas em todo o país.

O "Enem dos Concursos" será dividido em dois turnos: pela manhã, os candidatos do nível superior responderão a questões de Conhecimentos Gerais e realizarão uma prova dissertativa.

À tarde, serão aplicadas as questões de Conhecimentos Específicos. Para garantir a acessibilidade a todos, o concurso será realizado em 228 cidades brasileiras.

Leia também

Concursos em sua
cidade