Candidatos do CNU têm três dias para mudar local de prova

Os candidatos do CNU têm prazo previsto em edital para alterar o local em que realizarão as provas sem correr risco de comprometer a inscrição.

O Governo Federal estabeleceu um prazo de três dias para os candidatos solicitarem a alteração da cidade em que realizarão a prova. Neste contexto, os pedidos devem ser realizados entre os dias 5 e 7 de julho.

continua depois da publicidade

A informação foi confirmada pelo Ministério da Gestão, responsável pela organização e aplicação do exame. No geral, a mudança faz parte da política de flexibilização dos termos de devolução e mudança da inscrição após adiamento do exame. Entenda mais a seguir.

Como alterar o local de prova?

Para realizar a alteração, os candidatos devem acessar o site da Cesgranrio e realizar o login com a conta Gov.br. Depois, basta acessar a Área do Candidato e procurar pela opção "Editar inscrição".

Leia também

Para alterar a cidade, procure pela opção "Cidades das provas". Posteriormente, escolha o estado e o município que deseja realizar o exame e clique em "Atualizar" para confirmar a mudança.

No final do processo, o sistema vai apresentar uma tela de aprovação confirmando a atualização do endereço de prova. É necessário aparecer a mensagem "Informações alteradas já foram atualizadas na ficha de inscrição".

Decreto pretende evitar novos adiamentos

Na coletiva de imprensa do dia 4 de julho, também foi confirmado a publicação de um novo decreto para evitar que haja um novo adiamento do exame. A decisão cabe mesmo em caso de eventos excepcionais.

Dessa maneira, caso uma nova tragédia climática aconteça e afete, no mínimo, 0,5% dos inscritos, as provas não serão remarcadas para todos os candidatos. Porém, não para por aí.

Segundo o novo decreto, é possível que haja a aplicação de uma prova extraordinária somente para as pessoas atingidas. Neste contexto, os candidatos concorrem a vagas suplementares.

As vagas devem ser autorizadas posteriormente pelo Ministério da Gestão, caso existam cargos disponíveis para tal. De todo modo, o quantitativo de vagas suplementares será fixado para manter a relação candidato-vaga estabelecida originalmente no concurso.

Portanto, a reserva de vagas para pessoas negras, com deficiência e cidadãos indígenas deve seguir o que está previsto na legislação.

O que é o CNU?

O Concurso Nacional Unificado consiste em uma realização conjunta de concursos públicos para o provimento de diversos cargos públicos efetivos no campo dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal.

Sobretudo, o principal objetivo é a promoção de igualdade nas oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos. Assim, é possível padronizar os procedimentos de aplicação das provas, aprimorando os métodos de seleção dos servidores públicos no processo.

Leia também

Concursos em sua
cidade