Isenção do Imposto de Renda poderá ser aprovada para NOVO grupo

A ideia é conceder a isenção integral do Imposto de Renda para idosos que cumpram um requisito específico. Confira tramitação e regras do novo projeto.

Existe um projeto em andamento na Câmara dos Deputados que pretende aprovar a isenção do Imposto de Renda para um grupo específico de idosos. Conforme a proposta, os critérios serão definidos pelo Ministério da Saúde – e você confere mais detalhes na matéria.

continua depois da publicidade

Lembrando que o novo dispositivo ainda não se tornou lei e precisará passar por algumas comissões do Congresso Nacional antes de ser encaminhado para sanção ou veto da presidência da República. Inclusive, o PL foi elaborado pelo deputado Luciano Amaral (PV-AL).

Aproveite a visita em nosso site e confira outros conteúdos que já publicamos por aqui, com o objetivo de te deixar constantemente atualizado. Temos de tudo um pouco, especialmente para os concurseiros. Você encontra notícias de concursos abertos e muito mais.

Leia também

Projeto 4425/23 prevê isenção do IR para idosos com comorbidades

O projeto de lei ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. Depois, deverá ser encaminhado ao Senado Federal.

continua depois da publicidade

A ideia é de conceder a isenção integral do IR para idosos com comorbidades a serem definidas pelo Ministério da Saúde. Atualmente, esse grupo somente consegue o benefício se tiver rendimentos que ultrapassem o valor de R$ 2.112. O objetivo é “quebrar” essa barreira da lei.

“Aposentados e idosos com comorbidades têm grandes custos financeiros com a prevenção e o tratamento de suas doenças, o que reduz sua capacidade contributiva”, informou o autor do projeto para a Agência Câmara de Notícias.

Outra proposta também estabelece benefício para mais um grupo

Além da proposta que citamos anteriormente, existe outro projeto de lei em tramitação, de nº 2843/22, que visa garantir a isenção do Imposto de Renda para agentes de segurança com sequelas em virtude de acidentes no trabalho, a exemplo de policiais e bombeiros.

continua depois da publicidade

A medida, caso seja aprovada, valerá para qualquer tipo de acidente ou confronto que resulte em incapacitação permanente. “Muitos profissionais adquirem incapacitações por doenças, por amputações ou ferimentos graves, o que gera elevados gastos”, informa o autor.

A proposta, elaborada pelo deputado Sargento Fahur (PSD-PR), poderá contemplar polícias Federal, Rodoviária Federal, Ferroviária Federal, Civil e Militar, além dos corpos de bombeiros militares. Aliás, o texto também tramita em caráter conclusivo pela Câmara.

O dispositivo ainda terá que passar pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Feito isso, será encaminhado ao Senado Federal e, posteriormente, para sanção ou veto da presidência.

Leia também

Concursos em sua
cidade