Receita Federal anuncia novas regras para o CPF em 2024

A maioria das novas regras do CPF está ligada com o registro na época de nascimento, novas situações cadastrais e validade do antigo RG. Saiba mais.

Em portaria publicada na última quarta-feira, 10/11, a Receita Federal anunciou a mudança de algumas regras do CPF que começam a valer em 2024. A maioria está ligada com o registro na época de nascimento, novas situações cadastrais e validade do antigo RG.

continua depois da publicidade

Lembrando que o CPF, Cadastro de Pessoas Físicas, é o banco nacional de dados para contempla as informações individuais de PFs brasileiras e estrangeiras, bem como residentes e não residentes no Brasil, conforme conceito definido pela própria Receita Federal.

"No CPF são praticados os seguintes atos cadastrais: inscrição; alteração de dados cadastrais; indicação de pendência de regularização; suspensão; regularização da situação cadastral; cancelamento; declaração de nulidade; e restabelecimento", informa em portaria.

Organizamos, em nossa matéria, os principais pontos que foram alterados com a nova decisão do governo federal para que você fique por dentro do assunto. Aproveite a visita e não se esqueça de acompanhar mais conteúdos que publicamos por aqui.

Leia também

Além de economia e curiosidades gerais, você também encontra dicas de estudo, regras explicadas de gramática, origem de palavras, notícias de concursos abertos no país e muito mais.

continua depois da publicidade

Principais regras do CPF que foram alteradas pela Receita Federal

Com a criação do novo RG, documento que substitui a versão antiga e define o CPF como único número identificador, algumas regras tiveram que ser alteradas ou a adaptadas pela Receita Federal, a exemplo do regulamento que rege o registro na época do nascimento.

Confira os principais pontos:

  • Conforme a portaria, pessoas naturais do Brasil terão que estar inscritas na base de dados da Receita Federal no momento do registro de nascimento;
  • O identificador numérico, que sempre será único, não poderá ser gerado mais de uma vez. Uma pessoa nunca poderá ter mais de um CPF, conforme geralmente acontecia com o antigo RG;
  • O CPF como único número identificador deverá substituir os dígitos do antigo RG até 2033;
  • Após a inscrição no CPF, as pessoas somente terão direito a alterar certos dados ou regularizar a situação em caso de pendências;
  • Pagamentos de tributos ou pendências financeiras não terão o potencial de alterar a situação do documento. Ou seja, qualquer problema com quitação de dívidas não apresentará força de impedir emissão de CIN ou acesso a benefícios, como o Bolsa Família.

Novas situações do CPF em 2024

A Receita Federal também definiu quais serão os novos "status" do documento. Confira o que consta em portaria:

continua depois da publicidade
  • Situação regular: dados corretos, atualizados e entregas feitas dentro do prazo em relação à declaração do Imposto de Renda (DIRPF);
  • Situação "pendente de regularização": declaração obrigatória ainda não foi enviada pela pessoa;
  • Situação "suspenso": alguma inconsistência nos dados informados;
  • Situação "cancelado": mais de um CPF identificado;
  • Situação "titular falecido": feito após a certidão de óbito;
  • Situação "nulo": algum tipo de fraude encontrada.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade