Haverá 2 Superluas em 2024; confira calendário com as datas

As superluas estarão presentes em datas bem próximas, considerando o calendário para o ano que vem. Confira como funciona o fenômeno e mais detalhes.

As superluas são um fenômeno astronômico no qual o nosso satélite atinge sua fase cheia ou nova enquanto está no ponto mais próximo da Terra, considerando sua órbita elíptica. Isso resulta em uma aparência visualmente mais ampliada e brilhante do que a de costume.

continua depois da publicidade

A proximidade da Lua à Terra durante esse período é conhecida como perigeu, que é o ponto mais próximo em sua órbita. Geralmente, é um fenômeno esplêndido e bastante aguardado pelos entusiastas da astronomia. Mas quando haverá superluas no ano que vem?

Trouxemos o calendário com todas as datas em que teremos a ocorrência do fenômeno. Acompanhe até o final e fique por dentro do assunto. Não se esqueça de conferir mais conteúdos que publicamos, como dicas de estudo, descobertas científicas e notícias de concursos abertos.

Entendendo as superluas

Leia também

Para compreender totalmente as superluas, vale a pena conhecer detalhes sobre o universo da astronomia, que segue em estudos constantes por parte dos cientistas. A Lua não segue uma órbita perfeitamente circular ao redor da Terra; em vez disso, sua trajetória é elíptica.

continua depois da publicidade

Quando o satélite está no momento de "perigeu", sua distância mínima da Terra, ela aparece cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está no apogeu, o ponto mais distante.

Assim, a órbita elíptica da Lua é influenciada por diversas forças gravitacionais, sendo a principal contribuição proveniente da Terra. Essa interação complexa resulta na variação periódica da distância entre a Lua e nosso planeta.

E isso proporciona o cenário ideal para o espetáculo das superluas. Em 2024, teremos pelo menos duas ocorrências do fenômeno.

continua depois da publicidade

Quando teremos superluas em 2024?

A condição ideal para a ocorrência de uma superlua é quando a fase cheia do satélite coincide com o perigeu. Durante esse alinhamento cósmico, os observadores na Terra testemunham uma Lua cheia que parece excepcionalmente grande e brilhante no céu noturno.

Esse fenômeno, que ocorre algumas vezes por ano, transforma a paisagem noturna e vira o cenário para diversas fotografias deslumbrantes. As superluas estarão presentes em datas bem próximas, considerando o calendário para o ano que vem:

continua depois da publicidade
  • 18 de setembro de 2024;
  • 17 de outubro de 2024.

E os eclipses no ano que vem?

Vamos presenciar pelo menos quatro eclipses em 2024: dois no primeiro semestre e o restante no segundo. A primeira ocorrência terá palco no dia 25 de março; às 4h, aproximadamente. Confira o calendário lunar para você já se planejar nas datas:

  • Eclipse lunar: 25 de março, às 4h;
  • Eclipse solar: 8 de abril, a partir das 15h;
  • Eclipse lunar: 17 de setembro, às 23h30;
  • Eclipse solar: 2 de outubro, 15h50.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade