A tecnologia 3.0 poderá vir ao Brasil em breve. Grupo de trabalho organizado pela Câmara dos Deputados já está discutindo a regulamentação da nova forma de TV, popularmente conhecida como “TV do futuro“. Mas você sabe o que pode mudar na prática?
A ideia é de que a qualidade seja quatro vezes superior quando comparamos com a tecnologia em HD. Aliás, a promessa também é de revolucionar a experiência com o som, tornando os elementos de áudio mais imersivos como os que percebemos na tela dos cinemas.
Mas um dos grandes diferenciais serão a combinação da TV com a internet. Até porque será possível acessar aplicativos, impulsionando o acesso a serviços e, também, comércio eletrônico. Você confere mais detalhes sobre o assunto no decorrer de nossa matéria.
Aproveite a visita e não se esqueça de conferir outros conteúdos que já publicamos aqui em nosso site. Além de tecnologia e economia, também cobrimos pautas voltadas aos concurseiros, como dicas de estudo, notícias de concursos abertos, simulados gratuitos e muito mais.
O que pode mudar no país com a vinda da TV 3.0?
Além da qualidade técnica mais bem apurada e de elementos imersivos durante a experiência audiovisual, a TV 3.0 deverá apostar na combinação com a internet para garantir mais tecnologia para os telespectadores. A ideia também é de fornecer conteúdos individualizados.
Como assim? Ainda em discussão, a “TV do futuro” pode conceder conteúdos específicos para determinadas regiões ou grupos de pessoas. O grupo de trabalho marcou uma nova reunião para deliberar sobre as regras da tecnologia – e outras devem ser feitas durante o ano de 2024.
Mas um ponto principal deverá mudar na prática, considerando o contexto de todos os brasileiros. Caso a tecnologia seja realmente regulamentada e entre em vigor no país, será necessário trocar os atuais aparelhos de TV para usufruir de todas as novas funcionalidades.
Confira outras alterações previstas com a TV 3.0 no Brasil:
- Resolução provavelmente pasará a ser de 4K/8K;
- Áudio imersivo e parecido com o cinema (tecnologia no formato de 3D);
- Suporte para transmissões via streaming a partir da banda larga.
Quando a tecnologia chega ao Brasil?
No momento, grupo de estudo formado pelo Ministério das Comunicações e outras entidades estão analisando as regras oficiais para que a tecnologia entre em vigor no país. Nova reunião está programada para os próximos dias, trazendo possíveis evoluções associadas ao tema.
De qualquer maneira, exite um prazo previsto para o fim dos debates. O grupo de trabalho terá até dezembro de 2024 para apresentar suas conclusões a respeito da TV 3.0, conforme informou a Agência Câmara de Notícias.