O governo federal, mais uma vez, prorrogou o prazo para que todos os estados se readequem a fim de emitir o CIN, também conhecido como novo RG. Ao todo, 13 unidades federativas ainda não oferecem o serviço, sendo que algumas delas alegam problemas de logística.
A versão atualizada do documento de identidade tem o objetivo de unificar o CPF. Isso quer dizer que o Cadastro de Pessoa Física será a única numeração dos brasileiros a ser considerada no novo RG. Dessa forma, a ideia é de facilitar o processo de identificação e evitar fraudes.
Até porque, com o documento antigo, era possível emitir 27 carteiras diferentes de identidade – uma para cada estado. Além do mais, o governo federal também implementou uma série de mudanças, como a inclusão do QR Code para otimizar as medidas de segurança.
Em nossa matéria, você confere o novo prazo prorrogado e regras vinculadas ao CIN. Acompanhe mais conteúdos de nosso site para ficar constantemente atualizado sobre economia, tecnologia, educação, dicas de estudo, notícias de concursos públicos abertos e muito mais.
Quais estados já estão emitindo o novo RG?
Dentre as principais mudanças do novo RG, podemos destacar o layout repaginado e a inclusão do QR Code para facilitar o procedimento de segurança. Também haverá um código de padrão internacional no documento, conhecido como MRZ.
O governo federal decidiu, inclusive, deixar de diferenciar nome social e registro civil. Fora isso, o documento não terá mais o campo de sexo. Até o momento, mais de 2 milhões de CINs foram emitidos nos estados que oferecem o serviço, conforme o site GOV.BR:
- Acre;
- Alagoas;
- Amazonas;
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina.
Lembrando que o processo de implementação será feito de tempo em tempo. Ou seja, o documento antigo não perderá a vigência neste ou no próximo ano. O RG, como o conhecemos, terá validade até 28 de fevereiro de 2032, sendo que naturalmente cairá em desuso.
Caso queira emitir a nova versão, basta comparecer à Secretaria de Segurança Pública do seu estado e solicitar o serviço – isso se a unidade federativa já estiver realizando o procedimento. O interessado deverá estar munido de certidão de nascimento ou casamento.
Qual é o novo prazo definido pelo governo federal?
O prazo para todos estados começarem a emitir o novo RG já havia sido prorrogado para o dia 6 de dezembro deste ano. No entanto, o governo atualizou o calendário, estendendo-o para 11 de janeiro de 2024.
“A mudança no prazo da obrigatoriedade da emissão atende a um pedido dos estados para a ampliação do tempo para a obrigatoriedade da emissão do novo documento”, explica o governo em site oficial.