Pesquisadores encontram mamífero que se acreditava ter sido extinto há 60 anos

As imagens do mamífero da “era dos dinossauros” foram captadas por uma expedição liderada por pesquisadores da Universidade de Oxford.

Uma espécie de mamífero considerada extinta foi redescoberta nas Montanhas Ciclope da Indonésia depois de mais de 60 anos desde seu último registro.

continua depois da publicidade

As imagens que asseguram sua existência foram obtidas através de câmeras de rastreamento durante o último dia de uma expedição de quatro semanas liderada por cientistas da Universidade de Oxford.

James Kempton, biólogo da expedição, descobriu imagens do pequeno ser, avançando pela vegetação rasteira, no último cartão de memória recuperado de mais de 80 câmeras remotas.

Mamífero que põe ovos

Leia também

Nativa da Nova Guiné, este curioso exemplar tem espinhos semelhantes aos de um ouriço, focinho semelhante ao de um tamanduá e membros comparáveis ​​aos de uma toupeira.

continua depois da publicidade

O nome equidna-de-Attenborough (Zaglossus attenboroughi) homenageia o naturalista britânico David Attenborough, devido ao seu trabalho que destaca a situação destes animais raros e ameaçados de extinção.

Entre outras coisas, esta espécie é um dos poucos mamíferos que põem ovos (monotremados), grupo ao qual também pertence o ornitorrinco. Além disso, é a menor espécie conhecida de equidna de bico longo, pesando entre 5 e 10 quilos.

Onde e como vivem as equidnas?

Espécimes de equidna são encontrados em áreas da Austrália, especialmente em áreas rurais; e alguns alcançaram as ilhas próximas. Provavelmente porque estes territórios estiveram ligados no passado, tornando-se separados quando as massas de terra foram divididas.

continua depois da publicidade

As mães equidnas alimentam seus bebês com leite materno, mas não possuem seios ou mamilos convencionais. Assim, os pequenos estimulam os poros das glândulas mamárias por onde se alimentam.

Esses animais também se alimentam de insetos através de sua língua comprida, e são facilmente detectáveis ​​pelo corpo coberto de espinhos, similar a um ouriço ou porco-espinho.

Essa espécie tem no máximo um metro de comprimento e sete quilos de peso, e seu focinho longo tem metade do tamanho de toda a cabeça. No entanto, há uma pequena porcentagem de equidnas de nariz curto que tendem a ser menores do que as equidnas de bico longo.

continua depois da publicidade

Por que a equidna-de-Attenborough foi considerada extinta?

Uma das razões pelas quais é difícil ter a certeza de que uma espécie está extinta ou que o número de indivíduos é muito reduzido é que a maioria delas vive em áreas remotas e inacessíveis.

As equidnas também são esquivas, quase sempre escondidas em suas tocas ou cavernas. Mas graças às imagens das armadilhas fotográficas, o exemplar Attenborough, não visto desde 1961, foi redescoberto.

As equidnas compartilham seu nome com uma criatura mitológica grega, metade mulher e metade cobra, e foram descritas pela equipe como tímidas e noturnas habitantes de tocas que são realmente difíceis de encontrar.

Elas só se encontram uma vez por ano durante a época de acasalamento, o que torna difícil de avistá-las na natureza. Como tão poucas pessoas viram os animais, pouco se sabe sobre a sua ecologia ou comportamento.

Expedição também descobriu novas espécies

“A descoberta é o resultado de muito trabalho árduo e de mais de três anos e meio de planejamento”, disse James Kempton em comunicado à imprensa.

O motivo pelo qual parece tão diferente de outros mamíferos é porque é membro dos monotremados, um grupo que põe ovos que divergiu do resto da árvore da vida dos mamíferos há cerca de 200 milhões de anos. Eles vivem na Austrália, Tasmânia e Nova Guiné.

Até agora, a única evidência desta espécie de equidna era um único espécime de museu coletado por um botânico holandês em 1961. Por fim, a expedição também descobriu novas espécies de insetos e sapos e observou populações saudáveis ​​de cangurus arbóreos e aves-do-paraíso.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade